terça-feira, 31 de agosto de 2010

3,5 milhões de maranhenses já recenseados pelo IBGE


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, ontem, o balanço parcial do Censo 2010. De 1º deste mês até ontem, foram recenseados quase 3,5 milhões de habitantes no Maranhão, o que equivale a aproximadamente 54% da população do estado. Em São Luís, aproximadamente 528.850 habitantes (53% da população) já foram recenseados.

O dado é da Coordenadoria de Divulgação do Censo 2010 no estado. De acordo com o chefe da unidade estadual do IBGE no Maranhão, Marcelo Virgínio de Melo, o número é considerado bom já que o recenseamento só termina no dia 31 de outubro. Além disso, a meta para recenseamento nesse período era de 9,1% para todos os estados. “No Maranhão, a coleta está acima da média do Nordeste e do Brasil. É uma velocidade nunca antes observada. A qualidade da coleta é garantida graças ao trabalho dos recenseadores e à tecnologia, que permite a atualização dos dados a cada seis horas”, disse o chefe da unidade.

Dados - Com base em dados de 2009, a população estimada no estado é de 6.367.138 habitantes. Até ontem, 860.250 domicílios já haviam sido visitados, o que equivale a 45% dos 1.969.434 domicílios estimados.
A Região Tocantina (sudoeste do estado) é onde a transmissão de dados está mais ágil. Na área, há cidades em que o percentual da população recenseada chega a 78% (São Pedro da Água Branca). Por outro lado, em algumas cidades a transmissão de dados está em 14%(Nina Rodrigues, localizada no Vale do Itapecuru).

São Luís possui 140.684 domicílios recenseados, ou seja, 47% dos 302.151 domicílios estimados. A população estimada da cidade em 2009 é de 997.098 habitantes. Já Imperatriz conta com 67% da população recenseada, ou seja, 158.890 habitantes. Nessa cidade, os recenseadores já passaram por cerca de 60% dos domicílios.

No Maranhão, 6.005 recenseadores trabalham na coleta de dados. A previsão é o resultado da coleta nos municípios de menor porte, ou seja, de até 30 mil habitantes, seja divulgado até o fim de setembro. Já o resultado do Censo 2010 nos municípios de maior porte, devem ser divulgados até o fim de outubro. “Após a divulgação, o resultado deverá ser homologado pelas comissões de cada município”, explicou o chefe da unidade estadual.

Tranqüilidade – De acordo com Marcelo Virgínio de Melo, 9% dos domicílios visitados encontravam-se fechados ou vagos. “O índice de recebimento dos recenseadores nas casas é de 90%, o que é considerado muito bom”, analisou.

Segundo o chefe da unidade do IBGE no Maranhão, os recenseadores também visitam os domicílios em horários não convencionais. “Eles buscam informações entre os vizinhos para saber se a casa está ocupada e qual o melhor horário para encontrar os moradores em casa”, disse.

Sobre a segurança, Marcelo Virgínio de Melo revelou que, em todo o estado, 10 recenseadores foram assaltados durante o trabalho de coleta. Ele também afirmou que em alguns casos é solicitado o acompanhamento de uma viatura da Polícia Militar para garantir a segurança dos recenseadores. “Em São Luís ainda não tivemos esse problema. Em alguns bairros, a varredura é feita por uma equipe, geralmente três pessoas, para diminuir o risco de assaltos”, explica Marcelo Virgínio.

Em todo o Brasil, 48% da população já foi recenseada, o que equivale a 92 milhões de pessoas. O estado que lidera a corrida pelo recenseamento é Rondônia com 63,2% da população recenseada.

Site

Já está em operação o site do Censo 2010, com endereço www.censo2010.ibge.gov.br. Através dele é possível acompanhar a coleta de dados do IBGE em todos os municípios brasileiros. A atualização do número de habitantes e domicílios já recenseados por município será feita semanalmente. “Vamos divulgar o andamento da coleta em cada um dos municípios maranhenses para que todos possam verificar o trabalho. O objetivo é que as dúvidas acerca da cobertura sejam esclarecidas enquanto os recenseadores estiverem trabalhando”, ressaltou Marcelo Virgínio de Melo.

Nenhum comentário: