SÃO LUÍS - Seguindo a série permanente de monitoramento das condições de balneabilidade das praias de São Luís, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Maranhão (SEMA) divulga o laudo oficial da segunda bateria referente às análises de amostra das águas feitas na orla marítima nos meses de maio e junho.
A primeira bateria de 2010, referente aos meses de fevereiro, março e abril, classificava todas as praias de São Luís como insatisfatórias de acordo com a Resolução Nº 274/00 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Já nesta segunda análise laboratorial percebeu-se uma significativa melhora na qualidade da água na praia de São Marcos, atingindo 85% de pureza nas amostras, enquadrando-se nos parâmetros e condições definidos pelo CONAMA como própria para a prática do banho. Em segundo veio a Praia do Meio que faltou apenas 10% para atingir o mínimo de 80% exigidos pelo Conselho.
As praias são consideradas próprias, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas e colhidas de um mesmo local, houver no máximo 1.000 NMP (Número Mais Provável) de Coliformes Fecais por 100ml de amostras de água. As praias são consideradas impróprias, quando no final das coletas apresentarem um valor superior a 2500 Coliformes Fecais por 100ml de água.
As coletas permanentes estão sendo feitas nas praias da Ponta d´areia; São Marcos; Calhau; Olho d`água; Meio e Araçagy.
Balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, sendo este entendido como um contato direto e prolongado com a água, onde a possibilidade de ingerir quantidades apreciáveis é elevada (CETESB, 2009).
São diversos os fatores que influenciam na qualidade das águas, dentre eles podemos destacar a existência de córregos afluindo ao mar, ocorrência de chuvas, condições de maré e a existência de tratamento e disposição adequada dos resíduos domésticos. O parâmetro indicador básico para a classificação das praias quanto à sua balneabilidade, em termos sanitários, é a densidade de coliformes fecais (CETESB, 2009).
As informações são da Assessoria de Comunicação da SEMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário