O Navio Berge Stahl, o maior graneleiro do mundo, está na Baía de São Marcos, na fila de espera para atracação no Complexo Portuário de São Luís, de acordo com registros da empresa de praticagem Pratimar e do sítio eletrônico da Vale. Segundo a mineradora, o navio chegou no litoral de São Luís segunda-feira (28), às 17h44, e está previsto para atracar no Píer I do Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM) no dia 13 de julho, com partida estimada para o dia 15. Esta será a viagem de número 206 da embarcação.
O navio fez a sua primeira viagem ao Maranhão em 10 de janeiro de 1987, vindo de Roterdã. O Berge Stahl foi construído em 1986 pelas Indústrias Hyunday, registrado primeiramente em Monrovia, na Libéria, e, posteriormente, em Stavanger, na Noruega.
O graneleiro possui 23 metros de calado (medida que vai da linha d'água até o fundo do navio). Devido à profundidade necessária para navegação, os dois portos do mundo em que o graneleiro atraca regularmente, e com capacidade de carga total, são o Porto de Roterdã e o de São Luís.
Em 2008, o navio passou a operar também no porto chinês de Ma Ji shan. Há ainda registro de operação no porto de Tubarão, no Espírito Santo, no terminal administrado pela Vale. Neste caso, o graneleiro não carregou a sua capacidade máxima, pois o calado do porto é limitado, atualmente, a 22,5 metros. A mineradora anunciou, em maio deste ano, que vai iniciar um serviço de dragagem que aumentará o calado para 25,5 metros.
Além do Berge Stahl, existem mais seis gigantes no mar. O Berge Stahl não é o maior navio do mundo. A indústria naval da Dinamarca construiu, em 2006, o Emma Mae-rsk, com 397 m de comprimento, o maior cargueiro do mundo em atividade, capaz de transportar mais de 11 mil contêineres de 20 pés.
Com 360 m de comprimento, a classe de cruzeiros Oasis, construída pela Royal Caribbean International, é a maior do mundo. O primeiro, o Oasis of The Seas, foi entregue em outubro de 2009, o segundo está programado para o final de 2010 e vai se chamar Allure of The Seas. Cada navio tem capacidade para mais de 5,4 mil passageiros.
O maior transatlântico do mundo é o RMS Queen Mary 2 , construído em 2003. O navio tem 345 m de comprimento, pesa 150 mil toneladas e possui 17 convéses, totalizando 72 m de altura. A diferença entre um transatlântico e um navio de cruzeiro é que o primeiro é um navio que faz rotas regulares, portanto, o RMS Queen Mary 2 mantém o título de maior transatlântico do mundo.
Medindo 345 metros de comprimento, o navio gaseiro Mozah é o maior navio de sua classe. Possui 53,8 metros de largura, 34,7 metros de altura e capacidade de carga de 266 mil metros cúbicos.
Com 342 metros de comprimento, o porta-aviões USS Enterprise é o primeiro e também o maior navio militar do mundo. Movido a propulsão nuclear, o porta-aviões foi construído pela Newport News Shipbuilding Co., e começou a sua atividade em 25 de novembro de 1961. Pesa 89,6 toneladas, tem 75,6 metros de largura, 39,9 metros de altura, navega a 30 nós, carrega 85 aeronaves e 5.830 tripulantes.
Cabe ressaltar um sétimo navio: construído em 1976, o super-petroleiro Knock Nevis, com 458,5 metros (m) de comprimento, foi maior navio do planeta. Encerrou as suas atividades em 2004 e foi desmontado em janeiro deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário