domingo, 7 de fevereiro de 2010

Maranhão está de volta à vitrine do turismo



Este ano será marcado pela volta do Maranhão às vitrines dos mercados nacional e internacional do turismo. É com esta convicção que o secretário de Estado de Turismo, Tadeu Palácio, encara a participação do Maranhão no Workshop CVC, que aconteceu, nos dias 3 e 4, em São Paulo, onde esteve reunido com a diretoria da CVC para traçar estratégias que irão incrementar a vinda de turistas para o estado.

Nos dois dias de Workshop, o Maranhão apresentou o potencial turístico que atraiu, em 2009, mais de dois milhões de turistas, em estande comercial de 24 m² com imagens dos polos comercializados por essa operadora: São Luís, Lençóis, Delta das Américas e Chapada das Mesas. Além da grande quantidade de produtos regionais distribuídos, a Secretaria de Turismo (Setur) se reuniu com a diretoria da Operadora CVC para discutir estratégias de divulgação para incrementar os indicadores, que revelaram a queda no percentual de passageiros dessa operadora para o Maranhão, nos últimos três anos. j

“Sem dúvida já iniciamos o ano de 2010 trabalhando na promoção do Maranhão”, afirmou o secretário Tadeu Palácio. “No mês de janeiro, participamos de importantes eventos internacionais como a Bolsa de Turismo de Lisboa, em Portugal, onde iniciamos o processo para o retorno dos vôos charters daquela cidade para o Maranhão, no período de julho a setembro. Na Feira Internacional de Turismo (Fitur), acertamos parcerias com operadoras espanholas para divulgação do Maranhão, em seus pacotes para o Brasil, onde o produto turístico maranhense já se encontra exposto em catálogo de operadores locais”.

Outra importante ação determinada pela governadora é a elaboração de um Plano de Desenvolvimento do Turismo para o estado, no período de 2010 a 2020, para dar início ao desenvolvimento do turismo profissional do Maranhão.

O Plano objetiva favorecer o retorno do Maranhão às prateleiras do mercado, observando o Plano Aquarela 2020 - Marketing Turístico Internacional do Brasil, que o Ministério do Turismo elaborou para esta década, no qual se destacam dois grandes eventos que projetarão o Brasil como grande potência do turismo mundial, a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016. O Plano maranhense projetará ainda ações estratégicas para captar fluxos apoiando e participando das ações em cooperado com o Ministério para que o Maranhão seja incluído no roteiro dos turistas que virão para o Brasil.

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