Foto do lançamento do Rio-à-porter. Foto: Divulgação
Artesãs participam do salão de moda, negócios e design com 20 peças voltadas às tendências do mercado
Uma combinação maranhense de fibra de buriti, crochê e couro, aliada a design moderno e criativo, promete surpreender os visitantes do Rio-à-Porter, salão de negócios de moda e design, que acontece até quarta-feira (13), paralelamente ao Fashion Rio, na cidade do Rio de Janeiro. O grupo Linho dos Lençóis – Mãos que {Re}fazem o Mundo, dos municípios de Barreirinhas e Tutóia (MA), vai lançar a coleção 2010 por meio de 20 peças produzidas pelas mulheres da cooperativa Artecoop.
A série reúne bolsas, chapéus e carteiras com mistura de cores fortes, produzidas sob a orientação do designer e estilista mineiro Renato Loureiro, que auxiliou as maranhenses pela segunda vez, trabalhando o artesanato voltado às tendências da moda.
Nos 8.250 metros quadrados de salão do Rio-à-Porter será exposta a produção de pólos de moda de todo o país apoiados pelo Sebrae e instituições parceiras. Do Maranhão o público poderá apreciar peças como chapéus com tecido em ponto areia com detalhes em flor, ponto batido com flores fuxico e tecidos em macramê. As bolsas também se diferenciam pela beleza e criatividade no modo de fazer. Tecidas em ponto abacaxi ou em crochê, com detalhe em couro, as peças são a cara da nova tendência da moda, que valoriza o estilo e a descontração, principalmente, nos acessórios.
O grupo Linho dos Lençóis é formado pelas artesãs maranhenses atendidas pelo Projeto Artesanato em Fibra de Buriti, do Sebrae/MA, e integra o Projeto Talentos do Brasil. A produção do grupo maranhense tem encantado o mundo. Recentemente, uma mochila em fibra de buriti (tingida com pigmentos vegetais como urucum, salsa, cebola e gengibre), encomendada pela Farm, estampou o site da grife carioca.
“Esses grandes eventos são vitrine para o trabalho dessas profissionais. Antes a expectativa de comercialização era apenas regional. Hoje o mercado está se abrindo, gerando um novo momento econômico para essas mulheres”, diz a gestora do Projeto Artesanato em Fibra de Buriti, Danielle Camelo de Abreu.
Prêt-à-porter Paris
De acordo com a coordenação do Talentos do Brasil, o grupo maranhense foi o núcleo do Programa Federal que mais comercializou em 2009. Nos nove eventos do qual participou, inclusive o Prét-à–Porter Paris, que aconteceu no segundo semestre de 2009, o Maranhão obteve um volume de comercialização de R$ 71.759,00.
Foi a primeira vez que as artesãs maranhenses, assim como o grupo Talentos do Brasil, participaram de um evento internacional. Entre os resultados destacam-se os 49 contatos realizados pós-feira, a solicitação de orçamento de peças pela empresa francesa Maalkita e o interesse de uma empresária em introduzir o produto no mercado alemão. Entre os países que despertaram interesse pelos produtos Talentos do Brasil estão França, Alemanha, Espanha, Itália e Japão.
Dos 15 núcleos do Talentos do Brasil apenas cinco participaram do evento em Paris: Linho dos Lençóis (MA), Lã Pura (RS), Tururi de Muaná (PA), Bordado e Babaçu (TO), Bordados que Brotam (PE) e Bordado (PB).
Informações da Agência Sebrae de Notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário