quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

“Original Wailers” banda de Bob Marley faz show pela 1ª vez na Ilha



Pedro Sobrinho
Especial para o Alternativo

Dois dos legendários Wailers originais, Al Anderson e Junior Marvin, ex-guitarristas da banda que acompanhados de Bob Marley, fizeram uma reforma sob a licença de Jah, e criaram como uma proposta renovadora a "Original Wailers". O grupo está em turnê pelo Brasil, onde São Luís está incluída. A banda faz show único, hoje, 21, às 22h, no Trapiche Reggae Bar, na Ponta D’Areia, sob a responsabilidade da Pororoca Produções. A festa será também animada pelos DJs Nega Glícia, Andrezinho Vibration, além da Orquestra Invisível, formada por Flávio Neto e Léo Scartey. No repertório, não faltará “rock steady”, “new roots”, “reggae roots”, “reggae nacional” e “lovers rock” pra dançar coladinho.

Em entrevista coletiva, em um hotel de São Luís (Hotel Luzeiros), Junior Marvin falou do privilégio de tocar em São Luís e comentou que já havia informações sobre o reggae jamaicano da década de 60 e 70 consumido na ilha. Ele citou os nomes de alguns artistas que tocam nas radiolas, entre os quais, o de John Holt, Gregory Isaacs, Burning Spears. Marvin recordou ainda que teve o privilégio de visitar São Luís, em outra ocasião, na companhia de Fauzy Beydoun, vocalista da Tribo de Jah.

Os integrantes da "Original Wailers" prometeram um grande show ao público maranhense. "Vamos cantar as velhas e boas canções deixadas por Bob Marley, presentes nos antológicos álbuns "Natty Dread", "Babylon By Gus", "Exodus", "Survival", além de inéditas que estão registradas em um CD, gravado em Nova York, com previsão de lançamento ainda este ano”, garantiu Marvin. Ele fez um apelo para que a 'vibe' do show seja transmitida ao povo do Haiti, país da América Central devastado por um terremoto, no último dia 11, e que sofreu outro tremor ontem.

Questionado sobre a dissidência no Wailers, Marvin foi categórico em dizer que resolveu seguir um outro caminho, ao lado de Al Anderson, ao perceber o conservadorismo do lendário baixista Aston Barrett. “Sabemos do que representa Bob Marley para a Jamaica e o resto do mundo. Ele abriu as portas para a difusão do reggae na América Latina, na Europa e demais continentes. Mas, sentimos a necessidade de renovar musicalmente para o The Wailers. Isto não foi possível por conta da postura de Aston Barrett. O que nos restou foi criar o Original Wailers", explicou.

Formação - Atualmente a banda é formada pelos músicos Al Anderson (guitarra solo/vocais), Junior Marvin ( vocais de ligação/guitarra solo), Rohan Reid (baixo), Paapa Nyarkoh (bateria), George Kouakou (keyboards-teclados), Christian Cowlin (Keyboards-teclados), Jawge Hughes (Keyboards-teclados), Rochelle Bradshaw e Erica Newell (backing vocal).
Em turnê pelo Brasil, a "The Original Wailers" já passou pela Bahia, Ceará e Pará. Depois de São Luís, a banda jamaicana visitará os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....