quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Hospital Carlos Macieira: atendimento é aperfeiçoado



Um novo sistema de gestão é colocado em prática no Hospital do Estado Dr. Carlos Macieira, com o objetivo de aperfeiçoar o serviço de acolhimento e assistência aos pacientes em situação de urgência e emergência.

A medida atende a portaria nº 2048 do Ministério da Saúde que propõe a implantação nas unidades de atendimento às urgências do acolhimento e da “triagem classificatória de risco”.

Determina ainda que o processo “deve ser realizado por profissional de saúde, de nível superior, mediante treinamento específico e utilização de protocolos pré-estabelecidos e tem por objetivo avaliar o grau de urgência das queixas dos pacientes, colocando-os em ordem de prioridade para o atendimento”.

A triagem consiste de uma observação prévia, com identificação de um conjunto de sintomas que permitem atribuir uma cor que corresponde ao grau de prioridade médica no atendimento e a um tempo de espera recomendado até a primeira observação médica.

Este processo já existe em hospitais de referência do Brasil, entre os quais o das Clínicas, de Porto Alegre, e o João XXIII em Belo Horizonte.

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