O Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma), criado em 2002 no governo da Roseana Sarney, vive hoje um dos seus momentos de maior atividade. Com pólos espalhados em 10 municípios e meta audaciosa de capacitar 100 mil pessoas até dezembro deste ano, o centro ampliou seu foco de atuação, aproveitando a plataforma tecnológica da Universidade Virtual do Maranhão (Univima) para levar qualificação profissional aos pontos mais distantes do estado.
Só na primeira etapa deste ano (ao todo são quatro etapas), já estão garantidas vagas para 1.235 jovens da rede pública estadual que concluíram ou estão em processo de conclusão do ensino médio na capital. Tamanha é a aceitação dos cursos presenciais do Cetecma, que 5.435 pessoas inscreveram-se no seletivo do pólo de São Luís, nesta última semana.
Dos 41 cursos que fazem parte da lista de ofertas do Centro de Capacitação Tecnológica, 12 abrirão turmas nesta fase, nas áreas das ciências, de informática e capacitação profissional.
Nas demais unidades do estado - Açailândia, Barra do Corda, Pedreiras, Brejo, Codó, Pinheiro, Santa Inês, Imperatriz e Caxias - os processos seletivos também estão acontecendo e devem gerar em torno de mil matrículas, cada uma.
Além da modalidade presencial, o Cetecma, vinculado ao Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia, está em franco processo de expansão utilizando o sistema de videoconferências da Univima. Para tanto, desde o ano passado, foram firmados convênios com instituições, a exemplo do Sebrae e do Senar, para aplicação de aulas à distância.
O superintendente de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec), Francisco Solon Lula de Oliveira, observou que o Governo Estadual vem oferecendo cursos na modalidade vocacional, que são aqueles cujo conteúdo programático leva em consideração o arranjo produtivo local (APL) de cada região.
"Temos uma grande demanda e para atendê-la a contento, a Sectec está investindo em obras de melhoria e ampliação de algumas de nossas unidades. Para este ano, pretendemos também abrir turmas para o curso técnico em agroindústria, que hoje oferecemos em Caxias, no município de Santa Inês", disse.
Com um quadro de profissionais qualificados, boas instalações e equipamentos, o Cetecma vem atraindo também a atenção da iniciativa privada, que vê na parceria a oportunidade de assegurar requalificação profissional a seus funcionários.
Segundo explicou o professor Francisco Solon, a nova fase que vive o Centro de Capacitação Tecnológica é fruto de um trabalho conduzido pelo secretário Waldir Maranhão com vistas aos grandes empreendimentos que estão sendo instalados no estado.
Aula do Futuro capacita 70 mil alunos do ensino médio
Para o reitor da Univima, Lauro Assunção, a plataforma tecnológica disponibilizada pela universidade tem sido de fundamental importância para o crescimento do Cetecma na capital e interior do estado e para a viabilização de importantes programas de Governo do Estado conduzidos pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia.
Um dos programas é o Aula do Futuro, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Visa capacitar 70 mil alunos do ensino médio, habilitando-os para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como para o vestibular. Outra grande ação, amparada na plataforma tecnológica, é a capacitação em informática que deve atender este ano 40 mil jovens em todo o estado.
Para permitir essa revolução, desde que assumiu a Sectec, o secretário Waldir Maranhão tem realizado um amplo trabalho de articulação e sensibilização sobre a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do estado. O trabalho já vem surtindo efeito, traduzindo-se em investimentos e conseqüentemente na ampliação e qualificação de sua estrutura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário