A crise financeira mundial que atingiu o comércio exterior, em especial o setor portuário, de fins de 2008 até meados de 2009, deixou poucos reflexos no Maranhão. A totalização parcial das operações portuárias deste mês revela que o exercício deste ano já supera o do ano passado. A diferença é pequena, na faixa de 0,78%, mas denota um índice mensal de equilíbrio na movimentação de navios no biênio em referência. Os dados são da Pratimar, empresa de praticagem que atua na Baía de São Marcos, e da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Porto do Itaqui.
Segundo dados da Pratimar, neste mês o Complexo Portuário de São Luís (CPSL) operou 74 navios (até ontem, dia 18). Desta forma, o acumulado anual é de 1.397 embarcações, o que supera em 11 o total do ano passado.
Cabe ressaltar que os relatórios da Pratimar e da Emap diferem entre si, tendo a segunda um registro de 10 navios a mais. A explicação é que a praticagem computa as informações das agências, isto é, as operações de cargas, enquanto a Emap totaliza também as operações de abastecimento (combustível e demais suprimentos), sem que necessariamente haja carga ou descarga de produtos nos portos.
O comparativo dos dados revela ainda que o mês de dezembro de 2008 registrou o pior desempenho (98 navios) do biênio. Num outro extremo, o ano passado também computou o melhor resultado mensal do período, precisamente no mês de agosto, com 138 navios operados na Baía de São Marcos.
Período - Do exercício deste mês, destaca-se o Porto do Itaqui, com um total de 37 navios operados. Interessante observar que, ontem, dos seis atracadouros do terminal, cinco estavam desocupados. A exceção foi o berço 105 (ou Píer II), que é operado pela Vale. No referido cais estava atracado o navio Espírito Santo, com 194 metros de comprimento, em operação de carregamento de 36,3 mil toneladas de manganês. Esta foi, por sinal, a única operação registrada no Píer II neste mês.
Dos 37 navios operados no Porto do Itaqui neste mês, o berço 104 movimentou 11, o berço 106 operou nove embarcações, enquanto os berços 102 e 103 receberam seis cada um. Por fim, o berço 101 operou cinco navios no período.
No Terminal Marítimo Ponta da Madeira (TMPM), foi computado um total de 24 navios no período em referência. O Píer III movimentou 15 navios, sendo nove na porção norte e seis na parte sul. No Píer I, foi registrado um total de oito embarcações. O Porto da Alumar registrou 12 navios operados no cais industrial, enquanto o terminal pesqueiro teve apenas uma embarcação atracada nos últimos 18 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário