quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Câmeras de segurança já estão funcionando


Já estão em fase de experimentação as câmeras de segurança em pontos de observação estratégicos de São Luís. A utilização faz parte do plano estratégico de segurança que está sendo implementado na capital. O local onde estão instalados os equipamentos não são divulgados para não prejudicar o trabalho da polícia.

O secretário de Segurança Pública, Raimundo Cutrim, afirmou que existe um projeto, orçado em cerca de R$ 15 milhões, prevendo a instalação de 155 câmeras que auxiliarão no trabalho preventivo da polícia e principalmente, na identificação de ações criminosas. O secretário acredita que, com a utilização das câmeras, crimes de toda a natureza sejam solucionados o mais rápido possível.

Com relação aos locais de instalação dos aparelhos, Cutrim adiantou que um estudo está sendo realizado pela secretaria para que sejam levantados os principais pontos de observação, a fim de auxiliar na prisão de bandidos. Com menos de um mês de instaladas, como experiência, duas câmeras já mostraram bons resultados, auxiliando na identificação e prisão de um traficante. Imagens importantes colhidas por um dos aparelhos - instalado em uma grande avenida da capital - foram repassadas ao Serviço Velado da Polícia Militar, que pôde efetuar a prisão do criminoso.

O comandante do CPM, tenente-coronel Flávio de Jesus, destacou que aproximadamente 80% dos crimes cometidos hoje na capital têm ligação direta com o comércio de entorpecentes. "Com essa reestruturação da corporação todos os policiais estão mais motivados e com certeza, o resultado da motivação é percebida nas prisões efetuadas diariamente", ressaltou o comandante.

Nenhum comentário: