quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

São Luís eleita a capital brasileira da cultura 2009


São Luís (Maranhão) foi eleita a “Capital Brasileira da Cultura” em 2009. A iniciativa que teve início na Europa em 1985 por idéia da ex-ministra da cultura da Grécia, Melina Mercouri, visa valorizar o patrimônio artístico e cultural das cidades de diversos países do mundo promovendo as cidades eleitas, dando suporte na realização de eventos e divulgando suas riquezas para todo o resto do mundo.

A primeira cidade eleita como “Capital Européia da Cultura” foi Atenas, na Grécia, em 1985. A partir daí a idéia se espalhou pelo Velho Mundo e chegou às Américas em 2000, quando foi eleita a primeira “Capital Americana da Cultura”, a cidade de Mérida, no México.

Mas para que a eleição da capital cultural chegasse até estas terras, foi criado em 1997 o “Bureau Internacional de Capitais Culturais” (IBOCC), em Barcelona, Espanha, com o objetivo de se tornar um novo instrumento de integração entre os países americanos e entre estes e a Europa através da preservação e valorização das características culturais regionais e comuns.

O IBOCC, então, criou a Organização Capital Americana da Cultura, Ong CAC, para comandar o projeto nos países membros da OEA (Organização dos Estados Americanos), com o apoio do Parlamento Latino Americano, Europeu e da Rede de Capitais Culturais Européias, além de outros apoiadores como o Discovery Channel e a Antena 3 TV Internacional (canais oficiais da CAC).

A primeira cidade brasileira a ser nomeada Capital Americana da Cultura foi Maceió em 2001, seguida por Curitiba em 2002 (empatada com a Cidade do Panamá).

Devido ao enorme sucesso do projeto em promover o turismo histórico, artístico e cultural das cidades nomeadas, o projeto foi estendido também e passou a nomear as “Capitais Nacionais da Cultura”, onde cada país escolha uma cidade para ser sua capital da cultura a cada ano.

No Brasil, a primeira cidade nomeada “Capital Nacional da Cultura” foi Olinda, em Pernambuco, eleita em 2006 pela Ong CBC (Ong Capital Brasileira da Cultura), fundada em 2004, no Rio de Janeiro e com sede atual em São Paulo, exclusivamente para esse fim.

Em 2007, São João Del Rei (MG) foi a segunda “Capital Nacional da Cultura”. Em 2008 foi a vez de Caxias do Sul (RS) e, em 2009 é a vez de são Luís, no Maranhão. Brasília foi eleita a Capital Americana da Cultura em 2008.

Nenhum comentário: