domingo, 29 de janeiro de 2012

Pelo menos 200 mil turistas virão a São Luís no período carnavalesco


Cerca de 200 mil turistas devem visitar São Luís no mês de fevereiro. A maioria deles vem atraídos pelas peculiaridades do Carnaval ludovicense, como blocos tradicionais, alternativos, organizados, tribos de índios, os grupos de cultura afro, o tambor de crioula, a casinha da roça, entre outras brincadeiras. Segundo estimativas da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o fluxo de visitantes durante o período carnavalesco em todo o Maranhão deve ser 6% maior que o registrado em 2011. Para São Luís, a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) estima um crescimento de 2%.
Os estados da região Sudeste são os que mais visitam São Luís durante o Carnaval. Este ano, a expectativa é de que muitos cariocas troquem a Marquês de Sapucaí pelos circuitos da Madre Deus, Avenida Litorânea e outros pontos de folia na Ilha, como Alessandro Corrêa Lima, engenheiro civil que veio à cidade neste pré-Carnaval. "Ano passado eu vim à capital durante o São João, mas este ano quis conhecer o Carnaval e, como aqui a folia começa ainda no Natal, resolvi aproveitar. Volto para o Rio na semana que vem, mas já estou pensando em voltar em fevereiro", comentou.
Segundo o secretário de Estado do Turismo, Jura Filho, a Escola de Samba Beija-Flor está sendo a grande divulgadora de São Luís à população do Rio de Janeiro e dos estados mais próximos, como São Paulo. Este ano, a agremiação carioca defenderá o enredo São Luís: o poema encantado do Maranhão, que contará os 400 anos de história da capital maranhense. "O Carnaval carioca vai atrair um público muito significativo para São Luís. A Beija-Flor é uma das maiores escolas cariocas e, como seu enredo este ano é uma homenagem à capital maranhense, isso está aguçando a curiosidade da população carioca sobre a nossa cidade", afirmou.
De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), cerca de 140 mil pessoas devem passar pelo terminal de passageiros do aeroporto de São Luís durante o mês de fevereiro, 20% a mais que no mesmo período do ano passado, pois em 2011 o Carnaval foi no início de março. O maior fluxo de foliões vindos de outras partes do país para São Luís será registrado no "feriadão" do Carnaval, do dia 16 (Quinta-feira Gorda) ao dia 22 (Quarta-feira de Cinzas), no mês de fevereiro, quando pelo menos 30 mil pessoas circularão pelo Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado.
Nos hotéis e pousadas da capital, o número de reservas já está aquecido para o período. Na maioria dos principais estabelecimentos do tipo, a taxa de ocupação para a folia de Momo já é superior ou muito próximo a 50%, sobretudo naqueles localizados próximo à orla ou ao Centro Histórico. No ano passado, a média de ocupação hoteleira, segundo a Setur Municipal, foi 57,32%.
Ocupação - No Pestana Resort Hotel, a poucos metros da Praia do Calhau, 60% dos 124 apartamentos já estão reservados para o fim de semana de Carnaval, 18 a 20 de fevereiro. Neide Couto, coordenadora de vendas do local, informou que, faltando duas semanas para os dias de festa, a procura deverá crescer. "Estamos com um pacote que inclui uma festa de Carnaval nas dependências do hotel e isso está ajudando a atrair hóspedes", informou. Além das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, muitos visitantes de Belém , Teresina e Fortaleza, ficarão hospedados no hotel. "Temos também um fluxo bom de visitantes da Europa", complementou.
No Rio Poty Hotel, na Avenida dos Holandeses, o período carnavalesco é o que registra o maior índice de ocupação. Para este ano 43% dos 142 quartos já foram reservados para casais e famílias de São Paulo e do Pará. Nos dias de folia, a ocupação deve superar os 60%. "Ficamos na passagem para o circuito da Avenida Litorânea e isso facilita o acesso à praia, para quem quer curtir as apresentações, e outras áreas da cidade para quem quer fugir dela", frisou James Dean, recepcionista do hotel.
Nos hotéis menores, que não contam com espaços para festas e outros eventos, a procura também está grande. No Soft Inn, na Avenida dos Holandeses, 35% dos 216 apartamentos já têm hóspedes para o Carnaval. Entre os visitantes estão maranhenses do interior que vêm aproveitar a folia de Momo na capital. No Premier, também na Holandeses, 90% dos quartos já estão reservados para o período que vai do dia 18 a 21 de fevereiro.
Nas pousadas do Centro Histórico, o número de reservas ainda é modesto, mas, segundo Araçy Trindade, dona de um dos estabelecimentos da Praia Grande, pelo menos 70% dos hóspedes procuram os locais quando chegam a São Luís e a lotação é sempre superior a 90%, na maioria dos estabelecimentos da área. "Geralmente eles recebem a indicação de algum amigo ou parente que já ficou hospedado na região. A maioria prefere ficar aqui pela facilidade para conhecer o Centro Histórico e pelos preços mais acessíveis em relação aos grandes hotéis da cidade", observou.

Estratégias são criadas para atrair e recepcionar turistas


Planejamento inclui programação para receber foliões desde o aeroporto de São Luís
Com o aumento no fluxo de turistas em São Luís por causa do Carnaval, as secretarias de Turismo do Estado e do Município estão definindo estratégias para atrair visitantes para a capital no período. O planejamento inclui também uma programação especial para receber os foliões vindos de outras partes do país e de outros países desde sua chegada no aeroporto e terminal rodoviário da cidade até em passeios pelas ruas da capital.
Jura Filho, secretário de Estado do Turismo, informou que o estado está divulgando a folia de Momo em todo o país por meio de peças publicitárias feitas para jornais, revistas, televisão e rádio. "Além disso, no site da secretaria, temos diversas informações sobre São Luís que podem ajudar aqueles que decidam passar os dias de festas aqui", complementou.
A campanha da Setur estadual está focando nos estados que mais enviam visitantes para o Maranhão, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Piauí e Ceará. "Temos também campanhas em outros países para incluir o Maranhão na rota do turismo internacional. Nesse sentido, São Luís é o principal chamariz do estado, por causa das suas peculiaridades e do seu quarto centenário, que está sendo celebrado este ano", informou.
Recepção - Desde 2009, durante o Carnaval, a Setur municipal realiza operação de boas-vindas, momento no qual equipes do órgão ficam nos principais portões de entrada da cidade, Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado e Terminal Rodoviário de São Luís, além de hotéis, promovendo a distribuição de mapas, folders informativos sobre a cidade e a programação oficial do Carnaval de São Luís.
Assim como nos anos anteriores, também serão realizadas durante este Carnaval as recepções festivas ao turista. Portanto, quem chegar à capital no período momesco será recepcionado por grupos de brincantes carnavalescos. Uma forma irreverente de apresentar as brincadeiras do Carnaval da capital.
Por parte da Setur estadual, o trabalho se dá junto ao trade turístico local. O secretário Jura Filho, em reuniões com donos de hotéis, restaurantes, pousadas, agências de viagens e guias turísticos, trabalha estratégias para capacitar e preparar os profissionais e estabelecimentos da área para oferecer um serviço cada vez mais especializado aos visitantes. "Taxistas e proprietários de restaurantes, pousadas, hotéis e bares, entre outros profissionais, estão interessados nesse crescimento e nós estamos buscando parcerias para que a indústria do turismo cresça ainda mais em todo o estado", afirmou.

Números


1,5 milhão de turistas visitaram São Luís em 2011
8 mil é o número de leitos para hospedagem na capital
1,65 milhão de visitantes serão esperados em 2012
35 é o total de hotéis disponíveis em São Luís
200 mil foliões de outros estados devem vir para o Carnaval 2012
40 é o número de pousadas que funcionam na capital

Nenhum comentário: