domingo, 29 de janeiro de 2012

Turistas ficam encantados com apresentações de pré-Carnaval


Brasileiros e estrangeiros participam de cortejo de pré-Carnaval em São Luís pelas ruas do Centro e Praia Grande.

Falta pouco menos de um mês para o Carnaval 2012, mas em São Luís os blocos já estão nas ruas arrastando uma multidão em diversos pontos da cidade durante os fins de semana. Com máquinas fotográficas, câmeras de vídeo, celulares ou no meio da folia, diversos turistas aproveitam para conhecer um pouco da festa de Momo na capital, se preparando para os dias oficias de Carnaval.
Desde o dia 1º de janeiro, blocos e bandas carnavalescas estão agitando foliões por toda São Luís. No dia 13, a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) intensificou a programação de pré-Carnaval, que passou a acontecer de sexta-feira a domingo em diversos pontos da capital. A Praia Grande, no Centro Histórico, é a área que concentra o maior número de turistas que estão em busca de diversão em um cenário, segundo eles dizem, especial.
Há dois dias em São Luís, a italiana Dana Sperati ficou encantada com o ritmo do tambor de crioula. "Achei maravilhoso. Eu sou professora de Educação Física e fiquei encantada com o movimento, a forma como elas dançam, com a batida dos tambores. Já visitei muitas cidades históricas, mas nunca vi algo assim. São Luís é uma cidade muito rica, definitivamente única", afirmou.
Estudantes - Quem também aproveitou para conhecer o Centro Histórico de São Luís e participar das apresentações carnavalescas do fim de semana foram as estudantes Marina Medeiros e Camila Nobre, que vieram de Natal (RN) com um grupo de amigas para participar do Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (EREA) que foi encerrado na sexta-feira, dia 27. As duas estudantes não resistiram e entraram na roda de tambor de crioula.
Marina Medeiros disse que ficou admirada com a beleza da arquitetura da Praia Grande. "Uma pena a gente não poder ficar mais tempo. Como estudante de Arquitetura, não consegui deixar de perceber como o Centro Histórico de São Luís é lindo, apesar de estar mal conservado. Quanto à apresentação, sem palavras para definir o quanto eu adorei poder dançar junto com elas", comentou.
Na Rua da Estrela, a Secma montou dois palcos, um na Praça Nauro Machado e outro no Canto da Cultura, no cruzamento com a Rua Portugal, sexta-feira, dia 27, italianos, americanos, alemães, japoneses e brasileiros de diversas partes do país assistiram às apresentações de brincadeoras. Os grupos seguiram em cortejo desde a Praça Deodoro, seguindo até a Praia Grande, passando pela Rua Grande e Praça João Lisboa, fazendo o chamamento para a festa, reunindo manifestações de todos os ritmos e mostrando toda a diversidade do estado para os visitantes.
Empolgação - Acostumada aos luxuosos desfiles das escolas de samba cariocas, Ana Cristina Siqueira comentou que ficou empolgada com a apresentação da bateria da escola de samba Unidos de Fátima. "Na verdade, o Carnaval é festa, simplesmente. Fantasia é o de menos. Basta música, disposição e um espaço para saber que a noite já fica perfeita e São Luís tem uma peculiaridade que é essa festa de rua que acontece meses antes, enquanto no Rio as prévias são todas nos barracões das escolas ou em festas particulares", comparou.
Durante todo o fim de semana, 263 apresentações animam mais uma prévia do Carnaval 400 anos, promovido pelo Governo do Estado nas ruas do Centro, Praia Grande, Madre Deus e oito espaços Viva de São Luís. No roteiro, estão tambores de crioula, blocos tradicionais, alternativos, afros, organizados, tribos de índio, escolas de samba e shows de bandas e artistas maranhenses.

Turistas devem ficar atentos aos cuidados com segurança


Com o período carnavalesco em São Luís, ações de combate ao crime são intensificadas nos pontos turísticos da capital. No Centro e Histórico e na área da Ponta d´Areia, principais pontos de folia frequentados por turistas, a Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) e a Polícia Militar do Maranhão (PM) farão operações especiais para garantir a segurança de foliões vindos de outras partes do país, mas eles também devem ficar atentos para evitar incidentes.
A Delegacia Especial de Turismo (Detur) e a Companhia da Polícia Militar de Turismo (CPTur) ficam localizadas na Rua da Estrela, Praia Grande, Centro Histórico de São Luís, e contam com policiais que prestam atendimento em inglês, francês, espanhol e italiano. Em caso de dúvidas ou algum problema, são essas duas corporações as mais indicadas para tratar com os visitantes. Entre os crimes mais comuns contra turistas estão o roubo e o furto de câmeras fotográficas, filmadoras, celulares e dinheiro.
Cartilha - Para ajudar os visitantes, a Detur distribui uma cartilha educativa com orientações destinadas a turistas que visitam o Maranhão. O material, escrito em português, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano, contem recomendações sobre os serviços mais utilizados pelos turistas.
No conteúdo, os visitantes podem obter informações de serviços de hotelaria, nos quais constam números de órgãos estaduais e municipais de turismo, aeroporto, postos de atendimento, representações dos consulados no Maranhão, assim como orientações quanto à hospedagem, tarifas, normas e outros serviços, além de procedimentos que devem ser tomados em casos de cancelamento de reserva e/ou extravio de bagagem, entre outros pontos.
Recomendações - Para evitar ocorrências ou incidentes, a polícia recomenda aos turistas que sempre transitem em grupos, evitando andar em locais onde não haja iluminação. Além disso, é aconselhado evitar o uso de objetos de valor durante as festas carnavalescas. Outra medida que pode contribuir para evitar assaltos é que o cidadão, a cada dia, esteja portando dinheiro trocado e em pouca quantidade, apenas o necessário para suas despesas.
Em relação aos veículos, a polícia sugere que o condutor procure estacionar o carro em locais vigiados e visíveis e nunca permanecer parado durante muito tempo dentro do veículo. De acordo com a polícia, essas medidas chamariam a atenção dos criminosos, colocando em risco as pessoas.

Dicas de segurança para o Carnaval


- Deixe a chave de seu apartamento na portaria do hotel e mantenha bem guardado seu cartão de identificação fornecido pelo estabelecimento;
- Deixe seus valores no cofre do hotel;
- Procure não deixar à mostra câmeras fotográficas e de vídeo em locais movimentados;
- Não saia com joias e grandes quantias em dinheiro;
- Evite transitar com passaporte e documentos, sobretudo na praia;
- Em caso de perda ou extravio comunique imediatamente a polícia;
- Não ande em ruas, becos, avenidas desertas e locais com muita vegetação, principalmente à noite;
- Em bares ou restaurantes de calçada, não deixe carteira ou documentos sobre a mesa, nem pendure bolsas ou sacolas nas cadeiras;
- Só utilize os serviços de táxis credenciados, devidamente identificados.
Fonte: Informe Delegacia Especial de Turismo

Telefones importantes


- Detur: (98) 3114-8682
- Ciops:190
- Corpo de Bombeiros: 193
- Disque-Denúncia: (98) 3223 5800 (São Luís) e 0300 313 5800 (interior do Maranhão)
- Delegacia On-Line: www.delegaciaonline.ma.gov.br
- Samu:192
- SMTT: (98) 3214-1123

Mais


Hoje a animação começa a partir das 16h, com 166 apresentações nos sete pontos instalados na área da Madre Deus e nos Vivas. A festa movimenta o Portal do Ceprama (com 17 atrações diversas), Praça da Saudade (18 atrações), Beco das Minas (17 atrações), Vila Gracinha (17 atrações), Ponto do Gavião (17 atrações), Ponto de Fuga (17 atrações) e Ponto do Meio (sete tambores de crioula). Haverá folia, a partir das 17h, nos Vivas Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária, Estiva, João Paulo, Liberdade e Maiobão. Em cada um, haverá oito atrações diversas por tarde/noite de festança.

Nenhum comentário: