domingo, 29 de janeiro de 2012

Folclore maranhense vai brilhar na Sapucaí


É grande a expectativa dos seis grupos de bumba meu boi que desfilarão na Beija-Flor de Nilópolis, no Rio de Janeiro, no dia 20 de fevereiro.

Evandro Junior
Da Equipe de O Estado

Os maranhenses vão brilhar na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, no dia do desfile da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. Seis grupos de bumba meu boi integrarão uma ala do desfile e irão mostrar a diversidade dos sotaques presentes na cultural popular. No dia 21 deste mês aconteceu um ensaio geral com dirigentes da Beija-Flor, agora os grupos estão ensaiando nas suas sedes e devem participar de mais outro ensaio geral no início de fevereiro com dirigentes da escola. Os grupos chegarão no Rio de Janeiro no domingo de Carnaval e se preparam para o desfile na Marquês de Sapucaí, na madrugada de segunda-feira, 20 de fevereiro.
A agremiação homenageará a Ilha do Amor com o enredo São Luís: o poema encantado do Maranhão, escrito pelos compositores Jota Veloso, Adilson China, Carlinhos do Detran, Samir Trindade, Serginho Aguiar, Júnior Beija-Flor, Silvio Romai, Hugo Leal, Gilberto Oliveira, Ricardo Lucena, Thiago Alves e Rômulo Presidente.
Enquanto no Rio de Janeiro a corrida é para a confecção das fantasias das alas e construção dos carros-alegóricos, em São Luís a expectativa gira em torno do espetáculo que os representantes dos grupos folclóricos apresentarão durante o desfile. Os integrantes dos sete grupos de bumba meu boi que comporão uma ala passarão na Marquês de Sapucaí exibindo indumentárias e danças originais, executando os passos da mesma maneira como o fazem nos terreiros juninos nas noites de São João.
Na avenida, os grupos estão em um único setor, nesta sequência: Boi Barrica, Nina Rodrigues, Axixá, Santa Fé, Maioba e Maracanã. Logo em seguida, virá um carro-alegórico alusivo ao bumba meu boi do Maranhão com os bailarinos do Boi de Morros. Em outro setor, chamado Setor da Encantaria, virão representantes de vários terreiros de umbanda do Maranhão, sob o comando de Biné, do terreiro da Fé em Deus. Do Boi Barrica, seguirá uma caravana de 60 pessoas, componentes do elenco junino da Companhia Barrica. “Todos já ensaiaram e a coreografia que criamos foi aprovada pelo diretor artístico da Beija-Flor. Nós usaremos figurino inédito, pois antecipamos a produção das roupas elaboradas para o São João deste ano. Faremos movimentos que lembrarão vários sotaques e personagens, tipo vaqueiro, índio, baiante e cazumba”, contou José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica.
Alegoria - De acordo com Clarissa Lobato, diretora geral do Boi de Morros, todo o grupo representante do grupo folclórico não fala em outra coisa. Todos farão sua estreia no Carnaval do Rio de Janeiro. A equipe surpreendeu Laíla durante suas apresentações no São João do ano passo nos arraiais da cidade e por essa razão conseguiu um lugar especial sobre um dos carros alegóricos, que será a quarta alegoria da escola, onde haverá um boi gigante em movimento, com efeito de muitas luzes e uma enorme escadaria. Sobre o carro, os bailarinos farão performances parecidas com o teatro que apresentam no Boi de Morros em São Luís. O amo Lobato também desfilará sobre o carro.
“Vamos levar para o desfile um novo figurino, mas dentro da proposta que apresentamos no São João aqui. Nosso carro vem lindo, enfeitado com os balões juninos que enfeitam os arraiais nas noites de São João no Maranhão”, disse Clarissa Lobato.
Para Zé Olhinho, amo do Boi de Santa Fé, a dificuldade até agora tem sido acertar o passo típico do bumba meu boi com a batida do samba de avenida. No entanto, ele diz que os brincantes estão se esforçando para isso. A trupe do boi virá com seus caboclos de penas e cazumbás. “Estamos mandando buscar as indumentárias mais originais no interior do Maranhão, pois eles querem aquelas mais incrementadas”, disse Zé Olhinho, revelando que o grupo de santa Fé também será formado por 60 pessoas e que todos estão ansiosos para o grande dia, quando poderão fazer sua homenagem aos 400 anos de São Luís em pleno sambódromo carioca.

Nenhum comentário: