terça-feira, 26 de abril de 2011

São Luís sediará Seminário dos Portos no Brasil e no Maranhão

Foto: De Jesus / O Estadoampliar

São Luís sediará Seminário dos Portos no Brasil e no Maranhão
 
SÃO LUÍS - A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) é apoiadora oficial do Seminário Portos no Brasil e no Maranhão, evento que ocorre nesta quinta-feira (28), a partir das 8h30. A promoção é da Assembleia Legislativa do Maranhão (AL-MA) e a realização será no auditório Fernando Falcão, na sede do legislativo estadual (Avenida Jerônimo de Albuquerque, Cohafuma, em São Luís).

O Seminário reúne autoridades estaduais e federais do setor portuário para a discussão de temas atuais como estrutura, logística, mercado, obstáculos e realizações na conjuntura portuária brasileira, em especial no Maranhão, que dispõe de um complexo portuário de destaque no cenário mundial.

O evento se estenderá pela manhã e tarde de quinta-feira. Na sexta-feira (29), as autoridades e executivos do setor portuário e de logística participantes do seminário visitam o Terminal da Ponta da Madeira (Vale) e o Porto do Itaqui.
Várias autoridades serão palestrantes e a solenidade de abertura terá a participação do presidente da AL-MA, deputado Arnaldo Melo (PMDB). O presidente da Emap, Luiz Carlos Fossati, abordará o tema “O desenvolvimento do Porto do Itaqui e os ganhos para o País”. A apresentação está prevista para as 15h10, com abertura, em seguida, para perguntas e debates.

O seminário tem o apoio de outros órgãos públicos, entidades, empresas privadas. O objetivo é ampliar, no âmbito do Legislativo, a transferência de conhecimentos sobre portos e sua significância para a economia brasileira no mercado mundial.

Programação

O ministro da Secretaria Espacial de Portos (SEP), Leônidas Cristino, inicia às 10h o ciclo de palestras e painéis, apresentando o tema: “Investimentos do Governo Federal nos Portos do Brasil e o Plano Nacional de Logística Portuária”. Logo após, o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho, debate sobre o “Cenário Atual e Perspectivas do Setor Aquaviário Brasileiro”.

À tarde, o secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Maranhão, Maurício Macedo será mediador do primeiro painel que engloba as palestras do diretor de Logística Carga Geral da Vale e presidente da Ferrovia Centro-Atlântica, Marcello Magistrini Spinelli, cujo tema será “Investimentos da Vale no corredor de Exportação Norte”. A palestra da presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli, será sobre “Os avanços e gargalos dos portos brasileiros”.

O segundo painel, que encerra o seminário, assegura a discussão sobre logística e infraestrutura portuária, com a participação do consultor para Logística e Infraestrutura da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Luiz Antonio Fayet; do consultor logístico portuário, Frederico Victor Moreira Bussinger; e do presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edílson Baldez das Neves. O mediador será o secretário de Estado de Infraestrutura do Maranhão, Max Barros.

Movimento nos Portos

Segundo informações da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), na última década o volume de cargas nos portos e terminais brasileiros quase dobrou, passando de 443 milhões para 833 milhões de toneladas. Sabe-se que 95% da corrente de comércio brasileira passa pelos portos. Esses números indicam que o setor é altamente prioritário para o desenvolvimento nacional.

Só o Complexo Portuário de São Luís - que engloba o Porto do Itaqui e os portos privados da Vale e Alumar - movimentou 117 milhões de toneladas no ano passado.

Nenhum comentário: