O prolongamento da Litorânea vai ter demolições e desapropriações mas o resultado será compensador.
Itevaldo Júnior
Repórter Especial
Diego Torres
Da equipe de O Estado
A empresa piauiense de consultoria Consplan entregou à Prefeitura de São Luís o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da obra de prolongamento da Avenida Litorânea. A produção do EIA/RIMA foi contratada sem licitação pelo governo municipal.
O EIA/RIMA foi entregue à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), comandada por Cláudio Castelo de Carvalho. Coube à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) a análise do trabalho da Consplan. A ampliação da Avenida Litorânea ligando as praias do Calhau ao Olho d'Água seria uma das prioridades do governo João Castelo (PSDB). Foi publicado na edição no Diário Oficial do Município de 20 de abril de 2009 o Decreto n° 36.505, declarando de utilidade pública, nos termos da Legislação Ambiental, "a obra de prolongamento da Avenida Litorânea, que permitirá a interligação dos bairros Calhau e Olho d'Água".
Para o titular da Semosp, a obra de prolongamento da Avenida Litorânea é parte integrante do desenvolvimento de São Luís. "Amplia a estrutura viária da cidade, promovendo o crescimento sustentável da capital e a melhoria à população no que diz respeito ao deslocamento. Além de ser um atrativo turístico", defendeu Carvalho.
O projeto executivo de engenharia para o prolongamento da Avenida Litorânea prevê, ainda, a duplicação e ampliação da Rua das Cegonhas, no Parque Atlântico, no Olho d'Água, elaborado na extinta Gerência de Desenvolvimento Metropolitano (Gmetro) em 2003.
Razões - O EIA/RIMA aponta que umas das principais razões para a obra da Avenida Litorânea é a melhoria no tráfego de veículos em São Luís. "São mais de 200 mil veículos circulando pela capital. Além disso, 12% da frota é composta por veículos de carga, o que torna o trânsito mais lento nas principais avenidas nos horários de pico", apontou o estudo.
As obras de ampliação da Avenida Litorânea e da duplicação e prolongamento da Rua das Cegonhas até a Litorânea afetarão uma área de 87.470 metros quadrados. Destes, 68.856 metros quadrados estão inseridos no local da avenida e os 18.574 restantes no entorno da Rua das Cegonhas.
Para a construção do prolongamento da Avenida Litorânea, deverão ser desapropriados 16.791,5 m². No trecho da Rua das Cegonhas, ocorrerá desapropriação de parte dos terrenos, além de demolições em uma área de aproximadamente 2.380 metros quadrados.
O trecho de prolongamento da Avenida Litorânea será 1,14 km percorrendo afixa de praia até a Rua São Geraldo, no Olho d'Água. Ao longo da avenida, está prevista uma rotatória localizada no cruzamento com a Rua das Cegonhas e uma ponte de concreto sobre o rio Pimenta.
Subtrechos - O projeto utilizado para a elaboração do EIA/RIMA de ampliação da Avenida Litorânea prevê dois subtrechos: do início da avenida até o início da rotatória, no cruzamento com a Rua das Cegonhas haverá duas pistas com duas faixas de tráfego de 10,40 metros cada, um passeio e uma ciclovia, além de mais uma de estacionamento em cada sentido, separadas por um canteiro central com largura de 4,00m.
Da rotatória até as proximidades da Rua São Geraldo, a avenida terá uma faixa de tráfego e uma de estacionamento, separadas apenas por pintura contínua de sinalização em cada sentido. As pistas terão 6 m de largura, uma de passeio de 3 m e a do lado esquerdo uma ciclovia de 3 m de largura.
Já o projeto de duplicação e prolongamento da Rua das Cegonhas até a Avenida Litorânea prevê quatro faixas de trânsito, duas em cada sentido, separadas por duas faixas continuas de sinalização. As pistas terão 7,20m de largura, e um passeio que varia de 2,00 a 3,00m. Na pista do lado esquerdo, será feita uma ciclovia de 2,50m de largura.
No trecho onde será ampliada a Avenida Litorânea estão os principais cordões de praias com dunas, cortados por pequenos cursos d'água da ilha não perenes. A obra poderá levar ao desaparecimento das dunas nessa faixa litorânea, porém os ganhos serão compensadores.
Mais detalhes acesse: http://maranhaomaravilha.blogspot.com/2010/04/projeto-de-prolongamento-da-avenida.html
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