domingo, 2 de maio de 2010

Poder Econômico em Foco


“A unidade de cimento no Maranhão terá capacidade para produzir 750 mil toneladas/ano e deverá entrar em operação no ano que vem” - Walter Schalka, presidente da Votorantim Cimentos.

Obras da Hidrelétrica de Estreito empregam 11 mil

Os municípios do Maranhão e Tocantins que estão na área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito tiveram grande impulso na geração de empregos. Atualmente, a UHE Estreito gera cerca de 25 mil empregos indiretos e aproximadamente 11 mil empregos diretos, sendo que, destes, a contratação de mão-de-obra local é priorizada, representando pouco mais de 72% do efetivo. Dados do Ministério do Trabalho revelam que Estreito, município maranhense que sedia a obra, apresentou um saldo de carteiras assinadas superior a São Luís em 2009, com 21% contra o saldo negativo de 12% da capital maranhense. Apenas nos três primeiros meses de 2010, já são 44% de carteiras assinadas em Estreito, contra 15% de São Luís. De acordo com o presidente do Consórcio Estreito Energia (Ceste), responsável pela implantação do empreendimento, José Renato Ponte (foto), os resultados da obra, como o bem sucedido desvio do rio Tocantins, ocorrido em setembro do ano passado, só foram possíveis graças ao empenho e dedicação de cada um dos milhares de trabalhadores. Em relação à emissão de Carteiras de Trabalho, também nos três primeiros meses do ano em Estreito, foram emitidas mais de mil, sendo 836 em primeira via e 300 em segunda via, mais do que todo ano de 2009, quando foram emitidas 900 carteiras.
 

Suzano mantém cronograma de implantação no Maranhão

O presidente do Grupo Suzano Papel e Celulose, Antônio Maciel Neto, revelou semana passada em audiência com a governador Roseana Sarney que o cronograma de trabalho para a implantação da fábrica no sul do Maranhão está caminhando dentro do esperado. Ele disse que o processo de licenciamento da fábrica deve ser iniciado na segunda quinzena deste mês para ser concluído até setembro. “É um importante empreendimento, não apenas para economia, mas também para a área social, com a geração de emprego e renda, dentro de uma nova modalidade de cultura que é de florestas plantadas”, destacou o executivo.

 
Empresas avançadas

Será apresentado quarta-feira, às 19h, na plenária da Associação Comercial do Maranhão, o Programa Sebrae para Empresas Avançadas, programa desenvolvido para atender empreendimentos já estruturados, com pelo menos dois anos de funcionamento. Para fazer a apresentação, a ACM receberá o gerente da Unidade de Negócios de São Luís, Gilson Nunes Menezes, e o consultor da instituição, Tadeu Borba. Empresários, empreendedores individuais e potenciais empresários estão convidados a participar da iniciativa, que estimula a gestão avançada, a sustentabilidade e a inovação tecnológica e empresarial.
 

Pinhão-manso

O Maranhão e outros nove estados, mais o Distrito Federal, terão a produção de pinhão-manso levantada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A pesquisa terá início esta semana, quando os técnicos do órgão nessas unidades da Federação levantarão informações sobre produção, área, produtividade, cadastramento de informantes e indústrias que fazem a extração do óleo. A planta de cultivo fácil nessas regiões, segundo os técnicos, tem nas sementes um teor elevado de óleo que possibilita o seu uso na produção de biocombustível e atendimento deste novo mercado.

Nenhum comentário: