Wilson Lima
Da equipe de O Estado
Depois de anos de luta da bancada federal maranhense no Congresso Nacional, a obra de duplicação do trecho de 28 quilômetros da BR-135, que vai do Estreito dos Mosquitos, em São Luís, até Bacabeira, foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. A confirmação foi feita segunda-feira durante a apresentação do PAC 2, pelo presidente Lula. A obra terá investimentos de aproximadamente R$ 300 milhões. A inclusão da BR-135 no PAC 2 foi noticiada com exclusividade por O Estado em fevereiro. A BR-135 é a única ligação terrestre entre São Luís e o continente.
De acordo com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes, Geraldo Fernandes, existe a possibilidade de que na próxima semana o projeto receba o Licenciamento Ambiental para a realização da audiência pública necessária para a expedição do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). A audiência será o último entrave para que o Governo Federal inicie o processo licitatório da duplicação da BR-135 e a intenção do departamento é realizá-la até o dia 30 deste mês.
Caso não ocorram problemas, o DNIT pretende lançar a licitação de duplicação do trecho da BR-135 em maio. A intenção do órgão é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre, provavelmente em agosto. As obras de duplicação do primeiro trecho da estrada devem durar aproximadamente dois anos. “Essa é uma projeção otimista, mas acredito que seja possível cumpri-la”, disse Geraldo Fernandes. “Já a execução do projeto vai depender da liberação de recursos. Caso eles sejam liberados rapidamente, teremos condição de executar essa duplicação em apenas um ano”, complementou.
O projeto de duplicação será dividido em três etapas: Estreito dos Mosquitos/Bacabeira, Bacabeira/Entroncamento/Itapecuru-Mirim (44,30 km) e Entroncamento/Miranda do Norte (32,15 km). A primeira parte do projeto de duplicação, de acordo com o DNIT, é a mais complexa. É que para duplicar 28 quilômetros, será necessário o deslocamento de 18 quilômetros de trilhos da Estrada de Ferro São Luís-Teresina (EFSLT). Somente com esse trabalho, deverão ser gastos aproximadamente R$ 100 milhões dos R$ 300 milhões destinados à obra. Para os outros dois trechos, ainda não foram assegurados recursos. O projeto foi concluído dia 13 de março e elaborado pela ATP Engenharia Ltda. Foram aproximadamente três meses de trabalho.
No valor da obra, também estão previstos os gastos com indenizações das pessoas que moram ao longo da rodovia. Mas, conforme o DNIT, os custos serão poucos. “O nosso maior problema são as famílias que moram próximo de Perizes de Baixo, onde há vários estabelecimento comerciais. No mais, essa obra não trará muitos problemas nesse sentido”,explicou Geraldo Fernandes.
A obra prevê também a sinalização e a terraplanagem do solo alagado existente no local. O revestimento será de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que é um dos tipos de cobertura asfáltica mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras, composto por agregados miúdo (areia), graúdo (brita) e ligante (CAP - Cimento Asfáltico de Petróleo), obtido da destilação fracionada do petróleo. Essa mistura a quente normalmente é mais durável e capaz de receber grandes cargas de tensão vertical.
Refinaria - A obra de duplicação da BR-135 no trecho entre São Luís e Bacabeira prevê duas faixas para cada pista e tem como principal objetivo atender ao aumento do fluxo de veículos que ocorrerá por causa do funcionamento da Refinaria Premium I da Petrobras, em Bacabeira.
De acordo com o superintendente do DNIT, Geraldo Fernandes, mesmo antes da Refinaria Premium, já existe estrangulamento do tráfego na BR-135, principalmente em Campo de Perizes. “Nos últimos anos, tivemos um grande aumento no fluxo de veículos no Campo de Perizes. Com a duplicação da via, além de desafogar o trânsito da entrada da Ilha, melhoraremos o abastecimento do Porto do Itaqui e o deslocamento para os Lençóis Maranhenses”, informou, recentemente, o superintendente do DNIT. “Com a refinaria Premium, esse volume de veículos aumentará ainda mais”, ressaltou.
Atualmente, o fluxo de veículos na BR-135 chega a aproximadamente 700 veículos por hora e durante os feriados pode chegar a aproximadamente 1.500 veículos por hora. Em um dia, isso significa um fluxo de 16,8 mil carros por dia em horários normais e de 36 mil veículos por dia às vésperas de feriado.
Na quinta-feira, por volta das 16h, a BR-135, por exemplo, teve um engarrafamento de aproximadamente dois quilômetros na entrada de Perizes de Baixo, no sentido São Luís – Bacabeira. “Esses engarrafamentos são normais em véspera de feriado. Na verdade, ocorrem todo dia, a partir das 17h. Só que nos feriados é mais fácil verificar isso”, disse José de Ribamar dos Santos, morador de Perizes de Baixo.
Com a instalação da Refinaria Premium, a expectativa é que ocorra um aumento de pelo menos 30% no fluxo de veículos circulando na BR-135, principalmente os de grande porte. A obra complementará outro trecho de cerca de 15 km que estão sendo duplicados desde o ano passado, via Programa de Aceleração do Crescimento I. Esse trecho liga o braço da BR-135, que passa por Pedrinhas, ao Porto do Itaqui. As obras deverão ser concluídas até o início do ano que vem. O orçamento foi de R$ 24 milhões.
Obra causará a redução no índice de acidentes na via
Estrada é considerada uma das mais perigosas do Maranhão não somente pelas suas atuais condições, mas também pela imprudência de motoristas.
A duplicação da BR-135 terá como um dos benefícios a redução do número de acidentes na rodovia, considerada a mais perigosa do Maranhão. Em números, conforme dados parciais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de janeiro a março deste ano, ocorreram três mortes no trecho que vai do km-30 até o km-60, onde ocorrerá as obras de duplicação, no Estreito dos Mosquitos. Nesse trecho, ocorreram 35 acidentes, com seis feridos leves e quatro feridos graves.
Os primeiros 30 quilômetros da BR-135 são os que registraram a maior quantidade de acidentes nos primeiros três meses deste ano. Conforme dados parciais da Polícia Rodoviária Federal, foram 100 acidentes, com 24 feridos leves, 15 feridos graves e três mortes. Os números mostram ainda que nesse trecho houve 15,87% dos acidentes de trânsito de toda a extensão da rodovia, que tem 510 km. Nele foram registradas ainda 21,4% das mortes na rodovia, 10% dos feridos leves e 13% dos feridos graves.
No ano passado, no trecho que compreende o Estreito dos Mosquitos, foram registradas 10 mortes, uma média aproximada de uma morte por mês, com 24 pessoas gravemente feridas e 18 com ferimentos leves. No total, apenas nesse trecho de 30 quilômetros, ocorreram 50 acidentes de trânsito durante todo o ano passado. As estatísticas mostram ainda que 15% das mortes de toda a BR-135 ocorreram entre o Km-30 e Km-60, que compreende a parte incluída no PAC 2. No tocante aos feridos leves, 8% das pessoas tiveram esse tipo de ferimento em acidentes ocorridos nesse trecho e 7,2% das pessoas que sofreram ferimentos graves se acidentaram nessa região.
Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal, a maior parte dos acidentes no Estreito dos Mosquitos ocorre por falta de atenção e desrespeito às regras de trânsito, como a não observação da distância de segurança entre veículos ou a realização de ultrapassagens perigosas.
Na quinta-feira, por exemplo, vários motoristas realizaram ultrapassagens indevidas, mesmo com um grande fluxo de veículos na área do Estreito dos Mosquitos. Alguns deles não davam sinais indicativos de ultrapassagens ou mesmo ultrapassagem em trechos onde era proibida essa manobra. Os flagrantes de desrespeito ocorrem mesmo após a instalação, ano passado, de aproximadamente 10 placas de advertência.
BR-135 em números
Trecho que será duplicado: 28 quilômetros ,que vai do Estreito dos Mosquitos, em São Luís, até o município de Bacabeira
Valor da obra: R$ 300 milhões (PAC 2)
Acidentes em 2009
Total: 802
Feridos leves: 274
Feridos graves: 250
Mortos: 65
Vítimas em 2009 (Estreito dos Mosquitos)
Feridos leves: 24
Feridos graves: 18
Mortos: 10
Acidentes este ano (janeiro a março – relatório parcial)
Total: 221
Feridos leves: 56
Feridos graves: 29
Mortos: 14
Vítimas em 2010 (Estreito dos Mosquitos - janeiro a março – relatório parcial)
Total: 35
Feridos leves: 6
Feridos graves: 4
Mortos: 3
Fluxo de veículos
700 carros/hora – dias normais
1.500 carros/hora – em dias de grande movimentação por causa de feriados
Um comentário:
e uma vergonha pois este grande prejuizo de pessoas mortas e os prejuizos materiais poderiam ser evitados estes nossos politicos teem que entender que o nosso povo e muito maior do que eles que comparando sao muitos pequenos todos
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