domingo, 4 de abril de 2010

Região do Baixo Parnaíba ganha Campus da Universidade Federal do Maranhão - UFMA


O sonho de ingressar em uma universidade, de ter um curso superior está bem próximo da realidade de milhares de moradores dos municípios da Região do Baixo Parnaíba no Maranhão, entre os quais, Água Doce do Maranhão, Araióses, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Urbano Santos, Tutóia , Santa Quitéria do Maranhão e São Bernardo. O campus de São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) está em fase final de construção e o primeiro vestibular será realizado já agora no mês de agosto.

Em visita à região, o deputado federal Gastão Vieira (PMDB) e o reitor da Ufma, Natalino Salgado, visitaram o campus observando o cronograma das obras e a qualidade dos serviços que estão sendo realizados. “Esse campus será amplo, moderno e vai garantir aos alunos toda infraestrutura necessária para o seu aprendizado, para sua capacitação ao mercado de trabalho cada vez mais exigente”, disse o parlamentar.

O deputado Gastão Vieira relembrou sua trajetória como parlamentar ressaltando sua luta em prol de uma educação gratuita e de qualidade. “Com o apoio do então ministro da Educação, Cristovam Buarque, e do reitor da Ufma na época, Fernando Ramos, conquistamos a implantação de um campus em Chapadinha.

Agora, com esse campus de São Bernardo, afirma Gastão Vieira: “vamos proporcionar em uma primeira fase capacitação nas áreas de Química, Física, Matemática e Biologia e de línguas como Português, Francês e Espanhol e, uma segunda etapa, cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica em uma região que desponta como celeiro na produção de soja, fruticultura e extrativismo entre os setores”.
Vieira contabiliza que somente na primeira etapa os cursos de nível superior vão beneficiar cerca de mil alunos que terão aulas e aprendizado em um campus moderno com 200 salas de aulas amplas, quadra poliesportiva, biblioteca, enfim toda infraestura em um prédio próprio. “São jovens, cidadãos maranhenses que não precisaram mais se deslocarem para Parnaíba, no Piauí, para estudar em uma universidade e abrir as portas para um futuro bem mais promissor”

Nenhum comentário: