No repertório do DVD, os maiores sucessos da carreira do cantor. “Ilha Magnética”, composição própria, título do primeiro LP lançado por ele, em 1989, e primeiro sucesso da carreira discográfica de Nascimento, é a música que abre e encerra o show. Além dessa, estão as músicas “Maguinha do Sá Viana”, “Lençóis de areia”, “O radinho”, “Serenim”, “Janela aberta”, “Catirina e o mar” e duas faixas inéditas, “Se criou lá” e “Tapiaca”, em um total de 13 faixas.
“Montamos uma banda que nos permitisse mostrar a diversidade musical do estado. Temos duas percussões para fazer o bumba-meu-boi e o tambor de crioula, uma base de metais bastante afinada, além do clássico trio, guitarra, baixo e bateria”, diz Nascimento. Ainda segundo o cantor, as músicas, conhecidas do público, trazem novidades nos arranjos, com atenção especial para a percussão.
“Queríamos trazer um trabalho novo para o público, então, mexemos em alguns arranjos, fizemos novas versões para algumas músicas. “Ilha magnética”, por exemplo, ganha uma versão reggae com alguns versos em francês no encerramento do DVD”, informa.
Cenários – Foram captadas imagens em diversos pontos do interior maranhense e em diversos cartões postais de São Luís para serem exibidas no DVD. As imagens do show ao vivo e dos cenários se alternam em um mosaico que canta e conta a história, os costumes, a geografia e cultura do Maranhão. Entre os cenários escolhidos estão o Delta das Américas, as cachoeiras de Carolina, os Lençóis Maranhenses, Chapada das Mesas, Alcântara e diversos pontos turísticos da capital, como a Praça Benedito Leite e a Praia Grande.
“A nossa idéia ao gravar o DVD era fazer uma junção de show e clipes, exibindo imagens que tivessem ligação com a letra da música, que serviria como uma espécie de trilha de fundo”, explica o cantor. Durante a música “Se criou lá”, por exemplo, coreiras dançam na Praça dos Catraeiros. Em “Lençóis de areia”, as dunas de Barreirinhas são o destaque. “Tapiaca” traz a tradição dos grupos de bumba-meu-boi.
Participações – Outros artistas maranhenses também participam do trabalho. O Boi de Santa Fé aparece em “Boi de viola”. O Tambor de Crioula do Mestre Felipe se apresenta em “Se criou lá”. Nega Glícia dá vida à “Maguinha do Sá Viana”. O cantador de bumba-meu-boi Chagas da Maioba também está na lista de convidados especiais. Para Nascimento, que é piauiense, o trabalho é também uma forma de afirmar sua ligação com o Maranhão. “Eu apenas nasci em Teresina [Piauí], mas morei toda a minha vida no Maranhão. Fui criado em Caxias, interior do estado, sou apaixonado pela cultura popular maranhense. Esse trabalho é um presente antecipado aos 400 anos de São Luís”, afirma.
Além dos artistas locais, o DVD traz entrevistas com diversos especialistas na cultura local. O patrimônio histórico e arquitetônico será discutido por Felipe Andrés. Ademar Danilo discute o reggae. As tradições afro-maranheses serão o tema abordado por Carlos Benedito. Além desses, diversos aspectos ligados à cultura do estado são temas de entrevistas.
Outra forma encontrada pelo cantor para homenagear a cultura local foi o projeto gráfico do DVD. Assinado por Jesiel Pontes, o encarte reúne fotos de Meirelles Júnior mostrando as belezas do Maranhão. A parte interna da contracapa vem em fibra de buriti. Para guardar o disco, a boneca de uma coreira. Tudo embalado em uma caixa com desenhos inspirados nos azulejos portugueses que revestem as fachadas dos prédios históricos do centro de São Luís.
O lançamento do DVD ocorre no dia 25 de maio em um show para convidados e a imprensa local no Restaurante Feijão de Corda, na capital. A partir do dia 26, o cantor sai em turnê para divulgar o novo trabalho, começando no São João local e em seguida, pelo restante do país.
Saiba Mais
César Nascimento traz, na sua bagagem musical, a participação em vários festivais de música, entre eles "Festival de Verão", de São Luís; "Festival Viva" e ainda o "Festival Carajás - CVRD". Ele participou também do "Projeto Pixinguinha" em teatros de São Luís e ainda do "Canta Nordeste", e com a composição "Fogueira" foi classificado para o "Festival da Música Brasileira", promovido pela Rede Globo.
Em 1998 formou com Carlinhos Veloz a dupla Baião de 2, apresentando-se em São Luís e no Sudeste do país, além de Portugal, Espanha e França, onde, em Paris, fizeram show no Carrossel do Louvre. Há 10 anos mora no Rio de Janeiro, mas vem periodicamente para São Luís buscar inspiração para o seu trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário