O Complexo Portuário de São Luís (CPSL), que integra o Porto da Alumar, o Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM/Vale) e o Porto do Itaqui, movimentou 113 navios no mês de março. Os dados estatísticos são da Pratimar, empresa de praticagem que atua na Baía de São Marcos, e da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).
No comparativo dos resultados alcançados neste ano, observa-se que o desempenho portuário de março foi 3,41% menor que o resultado de fevereiro (117 navios) e 5,83% menor que o total alcançado em janeiro (120 navios). Pelas estatísticas da Emap, comparadas aos resultados da Pratimar, o desempenho do mês de março no CPSL fechou com 3,64 navios/dia e taxa de estadia de 0,27 dia/navio, enquanto fevereiro encerrou o exercício com 4,17 navios/dia e estadia de 0,23 dia/navio, e janeiro registrou 3,87 navios/dia e estadia de 0,25 dia/navio.
O Porto do Itaqui, com cinco atracadouros de navios, apresentou o melhor desempenho de março. Segundo a Pratimar, foram 48 embarcações no total, sendo 14 no berço 104, 10 no berço 103, também 10 no berço 106, nove navios no berço 101 e apenas cinco no berço 102.
Em segundo lugar ficou o Terminal Portuário Ponta da Madeira, com 44 navios computados pela Pratimar, sendo 22 navios operados no Píer III - 13 no atracadouro sul e nove no atracadouro norte; o melhor resultado do terminal - e mais 18 embarcações no Píer I, além de quatro navios no Píer II, que novamente apresentou a mais baixa taxa de ocupação do CPSL.
O Píer II, assim denominado pela Vale, é o berço 105 do Porto do Itaqui, que o arrenda à mineradora, e que movimentou apenas três navios em janeiro, resultado que se repetiu em fevereiro. Este último resultado só foi registrado, em todo o CPSL, no berço 102 em janeiro. O Píer II é utilizado para operações de granéis sólidos, em geral soja e minério de ferro, dois dos principais produtos da pauta de exportação do estado.
No caso do Porto da Alumar, as estatísticas da Pratimar revelam um crescimento de 19% na movimentação de navios no trimestre. Foram 17 embarcações em janeiro, 21 em fevereiro e também 21 em março, totalizando 59 unidades.
Trimestre - No exercício trimestral, o CPSL registrou 350 embarcações, contra 360 computadas no mesmo período do ano passado (diferença de 2,77%). Em comparação com o primeiro trimestre de 2008, que somou 334 navios, observa-se que o desempenho portuário cresceu 4,79%.
Ainda considerando o resultado do primeiro trimestre deste ano, com um total de 90 dias, calcula-se um desempenho de 3,8 navios/dia e uma taxa de estadia de 0,25 dia/navio. O mesmo período de 2009 registrou um desempenho de quatro navios por dia. Já em 2008, ano bissexto, portanto com um total de 91 dias no primeiro trimestre, o desempenho portuário ficou em 3,67 navios/dia.
Vale lembrar que os dados da praticagem, que considera as operações de carga e descarga, costumam diferir das estatísticas da Emap enquanto a gestora do Itaqui computa também operações de abastecimento, inspeção e atracações de barcos de apoio, como rebocadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário