quarta-feira, 3 de março de 2010

Antaq autoriza a construção do Píer IV da Vale em São Luís


Brasília - A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgou a autorização para a mineradora Vale construir o Píer IV do Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), em São Luís (MA). A permissão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), edição de segunda-feira. “Com esse atracadouro, o Maranhão vai se consolidar como o maior pólo de exportação de minério de ferro do país”, afirmou o diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho. Aonstrução do píer vai gerar 2,6 mil empregos e R$ 124 milhões/ano em arrecadação para o estado.

Segundo Fialho, o Píer IV da Vale vai permitir que a mineradora praticamente dobre sua movimentação de cargas no Maranhão. Ano passado, a Vale embarcou 86,8 milhões de toneladas de minério de ferro no TPPM, que inclui um atracadouro no Píer I, dois no Píer III (chamados de Norte e Sul) e um atracadouro no Píer I, este último situado no Porto do Itaqui, ali denominado de Berço 105. A mineradora foi responsável por 82,35% de toda a movimentação de cargas do Complexo Portuário de São Luís (CPSL) em 2009.

“É uma obra que vai gerar cerca de 2,6 mil postos de trabalho na fase de construção e mais 300 empregos diretos na fase de operação. Este é mais um grande empreendimento para o Maranhão. O novo atracadouro da Vale, certamente, vai fazer do Complexo Portuário de São Luís o maior do Brasil”, declarou Fernando Fialho.

Outro detalhe do empreendimento, destacado pelo diretor da Antaq, é que o Píer IV da Vale será o único do país a operar navios da classe “Chinamax”, a nova geração de supergraneleiros encomendados pela mineradora a estaleiros chineses. São navios com capacidade de carga de 400 mil toneladas, superiores ao maior graneleiro da atualidade, o Berge Stahl, que carrega em seus porões 350 mil toneladas de minério em cada viagem.

Histórico – A Vale não divulgou o cronograma das obras. A mineradora obteve a Licença Prévia (LP) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em maio de 2009. A Licença de Instalação (LI) foi expedida pelo órgão ambiental no segundo semestre do ano passado.

Pelo projeto, o novo píer vai ampliar a capacidade de movimentação de cargas em 100 milhões de toneladas anuais. O prazo para o término das obras é em 2014, no entanto, já no segundo semestre de 2012, um berço do Píer IV já entrará parcialmente em operação. O custo estimado da obra é de R$ 400 milhões.

Com profundidade mínima de 25 metros (na maré baixa), o Píer IV terá dois berços de atracação e uma ponte de acesso de 1.620 metros. Terá capacidade de carregamento de dois navios simultaneamente num total de 53 navios por mês.

Vale recebe licença para construir píer no Maranhão

O investimento será de R$ 2 bilhões e as obras devem começar em outubro. O Píer IV terá dois berços de atracação e capacidade para receber navios de até 400 mil toneladas

As obras para construção do Píer IV do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luis (MA), devem começar em outubro, depois que a Vale recebeu, na última sexta-feira, a Licença de Instalação para o empreendimento, informou a mineradora nesta segunda-feira. O Píer IV faz parte do programa de capacitação do sistema logístico da Vale na região Norte do país, um investimento total de R$ 2 bilhões, informou a empresa nesta segunda-feira. Com o novo píer, a capacidade do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira será ampliada em 100 milhões de toneladas por ano. "O píer IV é fundamental para garantir a produção e transporte dos minerais no médio e longo prazos", avaliou o diretor do Programa de Expansão Logística Norte da Vale, Sergio Aranha, em um comunicado. O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira é o segundo maior em movimentação no país e considerado um dos maiores portos do mundo. É utilizado para embarcar minérios, ferro gusa e soja, com capacidade atual de 130 milhões de toneladas/ano. Com profundidade mínima de 25 metros, o Píer IV terá dois berços de atracação e capacidade para receber navios de até 400 mil toneladas de porte bruto (TPB). Com uma ponte de acesso de 1.620 metros, terá capacidade de carregamento de dois navios simultaneamente num total de 53 navios por mês.

Reuters

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