sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A magia de “Coppélia” no ‘Arthur Azevedo’



Sentada na janela, com um livro sobre as pernas, uma boneca com feições humanas encanta um rapaz. Sua noiva descobre e cria uma grande confusão. Mal sabe ela que a jovem leitora é, na verdade, a boneca “Coppélia”, a protagonista de um dos balés mais famosos do mundo. O espetáculo será encenado hoje, amanhã e domingo, às 19h, no palco do Teatro Arthur Azevedo, pelos bailarinos da Escola de Dança Adágio.

Sob a direção de Ana Cristina Dourado e Luzia Inês Aureliano, a montagem tem coreografias supervisionadas pelo bailarino cubano Luiz Rubens Gonzalez e integra o VI Gala Reynaldo Faray, homenagem a um dos coreógrafos mais renomados do Maranhão, realizado pela Adágio todos os anos. Os ingressos podem ser adquiridos na própria escola (Renascença) e na bilheteria do teatro. Após meses de ensaio, os 150 bailarinos da Adágio estão prontos para subir ao palco do teatro e encantar o público com a magia de “Coppélia”.

Um dos diferenciais da montagem será a presença de três bailarinas vivendo o papel de Swanilda em dias diferentes: hoje será Monique Machado; amanhã, 12, será a vez de Mariana Bonfim; e no domingo o papel será da bailarina Etiene Mendonça. Segundo a coreógrafa Ana Cristina Dourado, isso ocorreu por causa do bom desempenho das três bailarinas. Para viver o papel de Frantz, rapaz que se encanta por Coppélia, o bailarino cubano Luiz Rubens Gonzalez está mais uma vez em São Luís para participar de uma montagem da Adágio.

História – “Coppélia” conta a história de uma boneca, confeccionada pelo Dr. Coppelius, que chama a atenção de muitas pessoas, inclusive de Frantz, noivo de Swanilda, que ao ver a boneca sentada na janela com um livro nas mãos pensa tratar-se de uma bela jovem. Ele faz de tudo para chamar a atenção dela, mandando beijos e convidando-a para dançar, sem nunca conseguir nem mesmo um olhar da suposta atenta leitora. Em um desses momentos, Frantz é flagrado por sua noiva Swanilda, que tem uma crise de ciúmes por causa do ocorrido.

Em um momento de descuido, o Dr. Coppelius perde a chave de sua casa, que é encontrada por Swanilda e suas amigas. Elas resolvem incursionar pela residência do velho fabricante de bonecos e lá descobrem que Coppélia é apenas mais uma das criações do Dr. Coppelius. Na casa, Swanilda finge ser a boneca até ser descoberta por seu noivo Frantz e pelo Dr. Coppelius.

Nenhum comentário: