O Complexo Portuário de São Luís (CPSL), que integra o Porto da Alumar, o Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM/Vale) e o Porto do Itaqui, movimentou 113 navios no mês de fevereiro, equivalente a 4,03 navios/dia, em média. O desempenho foi 2,65% menor que o resultado do mesmo período do ano passado, que computou 116 embarcações, média de 4,14 navios/dia. Os dados estatísticos são da Pratimar, empresa de praticagem que atua na Baía de São Marcos, e da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).
Cabe ressaltar que o desempenho do CPSL no mês passado é idêntico ao total de navios que operaram em fevereiro de 2008, isto é, 113 embarcações. Em comparação ao mês de janeiro deste ano, que registrou 104 navios, verifica-se uma alta de 8,65%, média de 3,35 por dia.
O Porto do Itaqui movimentou o maior número de navios em fevereiro deste ano, com um total de 52 embarcações. Os berços 104 e 106, geralmente destinados a operações com derivados de petróleo, apresentaram os melhores resultados, respectivamente, com 19 e 12 embarcações em cada atracadouro.
No caso do berço 104, o tempo de estadia no atracadouro foi de 1,47 dia para cada navio, em média, enquanto o berço 106 apresentou um desempenho operacional de 2,33 navios/dia em média. Já no caso dos berços 101 e 102, destinados para operações de carga geral e granéis sólidos, cada um registrou um total de seis navios no período, equivalente a uma estadia de 4,33 dias por embarcação, em média. Por fim, o berço 103 registrou um total de nove navios no período, uma estadia média de 3,11 dias por embarcação.
O Porto da Alumar operou 21 navios em fevereiro deste ano, o que significa um desempenho de 1,33 navio/dia e índice de estadia de 0,75 dia/navio. O quantitativo de navios operados no terminal cresceu 19% em relação a janeiro, que registrou 17 embarcações.
Vale – O Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), operado pela mineradora Vale, registrou o segundo melhor desempenho, com um total de 40 embarcações no mês passado, média de 1,43 navio por dia e estadia de 0,7 dia por operação.
O Píer III, com dois atracadouros (Norte e Sul), apresentou o melhor desempenho do período, com 22 embarcações, sendo 11 em cada atracadouro, o que equivale a uma estadia de 2,54 dias por navio em média. Já o Píer I, com apenas um atracadouro, apresentou o maior número de operações, com 15 navios no período, equivalente a uma de estadia de 1,86 dia por navio no período em questão.
O pior desempenho de todo o Complexo Portuário de São Luís foi registrado no Píer II da Vale, que operou apenas três navios em fevereiro, repetindo o resultado de janeiro, números que refletem a ociosidade do píer neste início de ano. O atracadouro é também chamado de berço 105, pois está situado na área de cais do Porto do Itaqui e é utilizado para operações de granéis sólidos, em geral soja e minério de ferro, dois dos principais produtos da pauta de exportação do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário