SÃO LUÍS – A TV Mirante começou a operar, em São Luís, nesta quarta-feira (9), em fase experimental, a transmissão do sinal de TV digital. Para conferir o sinal da TV Mirante Digital, basta sintonizar o canal 29 (UHF). Quem ainda não possui um aparelho de TV com o conversor do sinal digital embutido vai precisar comprar o aparelho avulso (Set top box), que adapta a mudança de sinal, para desfrutar da programação da emissora em alta definição, sem fantasmas e chuviscos.
Segundo o diretor de Jornalismo da TV Mirante, Rômulo Barbosa, o início da transmissão do sinal digital da emissora é fruto de investimento:
- Depois de muito investimento, a gente ainda está terminando o prédio, já ergueu a torre, temos técnicos que vieram diretamente do Japão para dar início a essa operação da TV digital. Então, experimentalmente, os telespectadores já podem sintonizar o canal 29.
Mesmo se não possuir um aparelho conversor ou televisor que já receba o sinal digital, o telespectador não ficará de fora da programação da emissora. Isso porque o Ministério das Comunicações fixou o dia 29 de junho de 2016 para o fim das transmissões analógicas de televisão no país. Até lá, as emissoras vão operar com os dois sistemas de transmissão: o digital e o analógico.
A instalação da nova antena no alto da nova torre da emissora e a montagem do transmissor digital ocorreu no mês de outubro. Para receber os novos equipamentos, a TV Mirante passou por uma ampla reforma em sua sede, com a construção de uma nova redação para a Central de Jornalismo da emissora.
Vantagens do sinal digital
Com a TV digital, o telespectador vai poder assistir a programação da televisão no celular (em aparelhos que recebam o sinal digital), em computadores portáteis (com a utilização de receptores digitais) e em automóveis, como ônibus, por exemplo. Num futuro próximo, o telespectador também poderá interagir com os programas da emissora, uma das vantagens do sistema digital adotado pelo Brasil.
TV Mirante digital começa a operar
A TV Mirante, afiliada da Rede Globo, começou a operar, em São Luís, ontem, em fase experimental, a transmissão do sinal de TV digital. Para conferir o sinal, basta sintonizar o canal 29 (UHF). Quem ainda não tem um aparelho de TV com o conversor do sinal digital embutido vai precisar comprar o aparelho avulso (Set top box), que adapta a mudança de sinal, para desfrutar da programação da emissora em alta definição, sem fantasmas e chuviscos.
“Técnicos vieram do Japão para iniciar essa operação da TV digital. Experimentalmente, os telespectadores já podem sintonizar o canal 29”, informou o diretor de Jornalismo da TV Mirante, Rômulo Barbosa, destacando o alto investimento realizado pela emissora.
Mesmo sem um aparelho conversor ou televisor que já receba o sinal digital, o telespectador não ficará de fora da programação da emissora. Isso porque o Ministério das Comunicações fixou o dia 29 de junho de 2016 para o fim das transmissões analógicas de televisão no país. Até lá, as emissoras vão operar com os dois sistemas de transmissão: o digital e o analógico.
A instalação da nova antena no alto da nova torre da emissora e a montagem do transmissor digital ocorreram no mês de outubro. Para receber os equipamentos, a TV Mirante passou por uma ampla reforma em sua sede, com a construção de uma nova redação para a Central de Jornalismo da emissora.
Com a TV digital, o telespectador poderá assistir à programação da televisão no celular (em aparelhos que recebam o sinal digital), em computadores portáteis (com a utilização de receptores digitais) e em automóveis, como ônibus, por exemplo. Num futuro próximo, o telespectador também poderá interagir com os programas da emissora, uma das vantagens do sistema digital adotado pelo Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário