sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Aniversário de São Luís 404 anos, muito a festejar, pouco a comemorar

Atividades acontecerão na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico, Lagoa da Jansen e Espigão Costeiro; programação é aberta ao público

Para o aniversário de São Luís, foi preparada programação com artistas locais em vários pontos da cidade; haverá também shows instrumentais
Para o aniversário de São Luís, foi preparada programação com artistas locais em vários pontos da cidade; haverá também shows instrumentais (Foto: Flora Dolores / O ESTADO)
O Governo do Estado divulgou na manhã de ontem a programação festiva em comemoração ao aniversário de 404 anos de São Luís. As atividades terão início na quarta-feira, dia 7, e se estenderão até o dia 11.
No dia 7 de setembro, será realizado o espetáculo teatral “Pão com Ovo – A vingança de Zé Maria”, da Companhia Teatral Santa Ignorância, na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico, com entrada franca, a partir das 19h. Desde o ano passado, o grupo vem se apresentando em diversas cidades do interior do Maranhão, como parte do projeto Caravana Pão com Ovo.

Na Praça Nauro Machado, as comemorações pelo aniversário da cidade serão realizadas de 9 a 11 deste mês, com a realização do 2º Festival Internacional do Folclore. Durante a programação, haverá shows; apresentações de grupos de bumba meu boi; tambor de crioula; oficinas de intercâmbio e workshops gratuitos. Participarão do festival grupos culturais internacionais da Colômbia, Argentina, Peru e Paraguai, além de representantes dos estados do Ceará e Pará. As atrações culturais serão realizadas das 19h30 às 23h30.

A expectativa é de que aproximadamente 200 pessoas de outros países, entre os quais uma delegação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), venham conhecer o folclore maranhense e ver a possibilidade de inserir os grupos locais no roteiro internacional de grandes eventos folclóricos do mundo.
Espigão
No Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, no dia 8, o público poderá assistir ao show de voz e violão do cantor e compositor maranhense Chico Nô, a partir das 17h30. O cantor apresentará composições autorais, além de releituras de autores consagrados da música popular maranhense e brasileira.

A Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa (Emem) também preparou uma programação especial para o mês de aniversário da cidade. Serão quatro fins de semana com música instrumental animando os fins de tarde no Espigão Costeiro. Neste primeiro fim de semana, a Emem apresentará no sábado, dia 3, roda de choro com professores e alunos da Escola, e no domingo, dia 4, show com a cantora Mairla Oliveira.

Para os próximos finais de semana está previsto apresentação da Orquestra Maranhense de Reggae, Vibrações de Chorões, Paulo Pontes em Quarteto, Banda do Bom Menino das Mercês, Duo Jair Torres e Samuel Jafé e show com a cantora Vanessa Furtado em Trio Lounge.
Lagoa
Também no dia 8 de setembro, dia do aniversário da capital maranhense, a programação promete animar crianças e adultos na Praça da Lagoa da Jansen, com apresentação da banda Vagalume e seu repertório de clássicos da música infantil, a partir das 17h30.

Outro destaque será o show do grupo Circo Tá na Rua, que levará para a praça a interação circense com muitas brincadeiras e musicais. Além de música e circo, haverá ainda roda de capoeira, para diversão da garotada.

Até o fechamento desta página, a Prefeitura de São Luís não havia divulgado a programação para o aniversário de São Luís.
SAIBA MAIS

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que as atividades alusivas ao Dia da Raça, no dia 5, serão realizadas nas escolas de acordo com o planejamento pedagógico de cada centro de ensino. Esclareceu ainda que o desfile de 7 de setembro é organizado tradicionalmente pelas Forças Armadas.

Nenhum comentário: