sexta-feira, 31 de julho de 2015

Missão japonesa estuda infraestrutura do Itaqui


Entre os principais objetivos da Agência de Cooperação Internacional do Japão, está projetar a produção no Norte do Brasil

Divulgação
Divulgação
Representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) visitaram a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e finalizaram na última semana de março o levantamento de dados sobre a infraestrutura logística do Porto do Itaqui para exportação de grãos.
O grupo japonês, composto de cinco integrantes, e liderado pelo economista do Departamento de Desenvolvimento de Projetos do Japão, Yuichi Baba, foi recebido pelo presidente da Emap, Ted Lago, e sua equipe técnica, no início e na finalização dos trabalhos.
Após a apresentação do potencial do porto e da discussão dos pontos de interesse comum, a equipe japonesa iniciou o levantamento de informações que irão compor o Estudo de Informações Básicas Referentes à Logística de Escoamento de Grãos no Brasil.
Entre os principais objetivos do estudo, estão a projeção da produção no Norte do Brasil e da demanda de escoamento de grãos, principalmente para exportação; análise do escoamento e serviços existentes; identificação de melhoramento e instalações adicionais, além de medidas para expandir a capacidade de escoamento da região, com enfoque no Porto do Itaqui e também na malha viária; e identificação de potenciais oportunidades de negócios relacionados com o setor de grãos.
A previsão é de que o relatório seja concluído até o final de julho, quando será submetido à aprovação pela Jica. Como país importador de alimentos, é interesse do Japão investir em logística para o escoamento de grãos nos principais portos exportadores do mundo.
Cooperação - A Jica situa o Brasil como seu parceiro na solução de questões globais e realiza cooperação que contribui não só para a solução de problemas internos do Brasil, mas também de dimensões mundiais. Como parceiros nas questões de escala mundial, o Brasil e o Japão vêm promovendo a cooperação em áreas como a agricultura, saúde, meio ambiente e formação profissional, focados em atender às demandas de países na América Central e do Sul, nos países africanos de língua portuguesa, e mais recentemente, nos países do sudeste asiático.
A parceria formada entre Jica, Agência Brasileira de Cooperação (ABC - Ministério das Relações Exteriores) e instituições brasileiras - receptoras de cooperação técnica japonesa no passado - é responsável pela realização até o momento de 10 Projetos Conjuntos nos países beneficiários na área de Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, Formação Profissional e na realização de mais de 40 cursos do Programa de Treinamento para Terceiros Países (TCTP), para técnicos de mais de 20 países.
"Essa visita da Jica demonstra a importância do Porto do Itaqui como vetor estratégico de exportação de grãos e acena com a viabilização de investimentos – públicos e privados – para ampliar a nossa capacidade e projetar o Maranhão nesse cenário", afirmou Ted Lago.
Crédito Jornal O Estado do Maranhão

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

Nenhum comentário: