quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Réveillon em São Luís capital esbanja charme e atrações para visitantes

 

Com a chegada do natal e a proximidade de um novo ano, várias cidades, especialmente, as capitais, programam grandes festividades para o tradicional Réveillon. Em São Luís, a expectativa por parte do trade turístico, é bastante positiva. Hotéis com lotação máxima, restaurantes com equipe aumentada e muitos estabelecimentos afins, contarão com atrações diversificadas, durante todo o período, que dura até o final de janeiro, devido as férias escolares. A maioria dos turistas aproveita também, para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, um santuário ecológico, de beleza única no país, criado por um fenômeno raro da natureza, que é capaz de armazenar entre as dunas de areia muito fina e branca, incontáveis lagoas, com águas refrescantes e incrivelmente verdes. Quem visitar a capital maranhense, nessa temporada, vai encontrar opções para todos os gostos. Um lugar repleto de magia por todos os lados.
 



São Luís é a única capital brasileira fundada por franceses e, principalmente, devido ao rico acervo arquitetônico recebeu em dezembro de 1997, o título de “Cidade Patrimônio da Humanidade”. São mais de 3.000 prédios coloniais, na região conhecida como "Centro Histórico" e que ocupa uma área maior que, 200 hectares. Com muitos sobradões com fachadas de azulejos portugueses, sacadas trabalhadas em ferro e madeira, telhados e mirantes, o lugar, enche de nostalgia todos os visitantes, que passam pelo local. É impossível não se encantar com cada pedacinho de chão colocado majestosamente, pelas mãos do grande arquiteto do universo. Suas ruas, becos, ladeiras e suas belas praias de água morna e cor verde turquesa, fazem da capital maranhense, uma das mais belas cidades do Brasil. Isso, sem falar das cores, ritmos e da diversidade cultural que ecoa nessa ilha magnética, de gente simples e acolhedora.
 



Fundada por franceses em 1612, invadida por holandeses pouco tempo depois, São Luís foi finalmente colonizada por portugueses, que deixaram aqui, uma marcante influência por onde passaram e tocaram. Os ludovicenses (nome dado a quem nasce em São Luís) falam o “melhor português do país”, sem chiados, arrastões e com as concordâncias, usadas na forma devida. Mas, A pacata São Luís ficou pra trás. Grandes empresas, indústrias, projetos e empreendimentos, surgem a cada ano, transformando-a em uma cidade moderna e que cresce para todos os lados. Mesmo com tantos contrastes, existe uma harmonia perfeita entre o novo e a riqueza histórica única entre as demais capitais brasileiras. Basta sentar-se em um dos bancos na Praça Gonçalves Dias e avistar os prédios suntuosos da cidade e os mirantes e casarões remanescentes do passado, que se eterniza.

Existem ainda na cidade, algumas áreas de Floresta, protegidas por parques ambientais. Pequenos rios nascem na cidade, entre eles: o "Rio Bacanga" muito importante para a pesca e o Rio Anil, que divide a cidade moderna e o Centro Histórico. Uma parada obrigatória, aos que visitam São Luís, é o Parque Botânico da Vale, na região do Anjo Guarda. O local preserva uma área de mata nativa, conta com projetos socioambientais e tem trilhas e muito verde. O Parque é aberto de terça a sábado e o acesso é gratuito.

É difícil apontar os principais pontos turísticos, diante de tantas belezas. O ideal é tirar um dia todo e visitar esse exuberante complexo turístico, que mais parece um Museu de Arte à céu aberto. No entanto, destacamos alguns monumentos: A Igreja dos Remédios foi construída em 1719 e somente em 1775 tomou proporções de templo. Atualmente é considerada uma das mais belas de São Luís e fica em frente à Praça Gonçalves Dias, que também é conhecida por “Largo dos Amores” pela quantidade de casais apaixonados, que chegam para contemplar a tranquilidade do lugar e a vista impressionante da Baía de São Marcos. Bem no centro, um monumento com a escultura de corpo Inteiro, desse famoso poeta maranhense. Do seu mais famoso poema “canção do exílio” foi tirado alguns versos do hino nacional brasileiro.

O "Palácio dos Leões", sede do Poder Executivo, foi erguido pelos franceses como uma fortificação. A estrutura do atual prédio, passou por inúmeras reformas, até assumir o estilo neoclássico. Ao lado, o prédio da Prefeitura e em frente, o Tribunal de Justiça. Todos esses suntuosos monumentos, ficam na praça Pedro II e se não fossem pela pequena distância da Câmara Municipal, situada ladeira abaixo, poderia até se chamar de “Praça dos 3 Poderes Maranhenses”.

Um dos monumentos mais importantes da capital maranhense, a Igreja da Sé (ou Catedral Metropolitana) foi erguida por ordem do capitão-mor Diogo Machado da Costa em 1629 e é uma homenagem a Nossa Senhora da Vitória, protetora dos portugueses na Batalha de Guaxenduba, um confronto militar para expulsão dos franceses de São Luís. A Catedral tem como destaque o altar-mor, que é considerado um tesouro da arte barroca brasileira. Foi reconstruída e reformada várias vezes até 1922, quando assumiu o aspecto neoclássico.

As praias de São Luís, são muito procuradas pelos turistas que visitam a cidade. As principais são: Praia Ponta d’Areia, que tem fácil acesso e é a mais próxima do centro. As Praias de São Marcos e Calhau, ambas na Avenida Litorânea, tem dunas cobertas por vegetação e conta com boa infraestrutura de bares, hotéis, pizzarias e restaurantes em toda a sua extensão. Mais distantes dos agitos e do centro, as praias do Olho D’agua, Araçagi e a Praia do Meio, que ficam entre as duas, são quase primitivas durante a semana, mas quando o final de semana chega, o movimento de banhistas, esportistas e vendedores ambulantes é constante durante todo o dia. É preciso ficar atento as placas de alerta, avisando os banhistas sobre a condição de banho e qualidade da água em cada trecho das praias.

COMO CHEGAR:

Por via férrea através do trem de passageiros da Vale, que liga os estados do Maranhão e Pará – (Alô Ferrovia) 0800 285 7000. Via aérea – consultar site de cias. aéreas ou operadores de viagens. Por mar – Serviço de Ferry Boat (balsa para transporte de pessoas e veículos) Fones: (98) 3222-5590 e (98) 3232-7559 www.internacionalmaritima.com.br". Através de rodovias estaduais e federais que cortam e interligam todo o Maranhão aos demais estados e municípios.

ONDE FICAR:

Luzeiros Hotel São Luís, localizado na Praia da Ponta do Farol. Rede BHG de Hotéis – Vários hotéis, em vários pontos de São Luís (praias, centro, área comercial e lazer), além de 01 resort nos Lençóis Maranhenses. Diárias à partir de R$ 95,00. www.gruposolare.com.br ou www.bhg.net.

ONDE COMER:

Restaurante Casa do Caranguejo - Avenida Litorânea - (98) 3233-6765. Pratos típicos da culinária maranhense. Pratos a partir de R$ 39,00. Restaurante Feijão de Corda. Avenida São Geraldo Olho D´agua. Comida regional e internacional. www.restaurantefeijaodecorda.com" Fone: 3233-4717.

O QUE LEVAR:

De tudo um pouco. Roupas leves, de banho, chinelos, óculos, chapéus e protetor solar. Tênis, camisas, blusas e jeans para curtir a noite ao seu estilo.

DICA IMPORTANTE:

Prefira conhecer o Centro Histórico á tarde e aproveite para conhecer a Feira da Praia Grande (Mercado das Tulhas) onde você encontra bebidas típicas e afrodisíacas, raízes, farinha, camarão, peixe seco e muitos tipos de doces, além de uma boa conversa de bar. Fique até o anoitecer. Pechinche nas inúmeras lojas de artesanato, que em sua maioria, aceitam cartões de crédito e débito. Converse com seu agente de viagem antes, dizendo o que pretende conhecer e quanto tempo vai ficar na cidade.

    A maioria dos turistas aproveita também, para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

      

   

 

Nenhum comentário: