terça-feira, 18 de março de 2014

Centro de ensino integral estadual começará a funcionar em abril

Inscrições para seletivo se encerram na quinta-feira; serão oferecidas inicialmente 280 vagas para ingresso no 1º ano do ensino médio.



Foto: Flora Dolores

A primeira escola pública de tempo integral para alunos de ensino médio do Maranhão, o Centro Experimental de Ensino Médio Colégio Maranhense Marcelino Champagnat, já está com as inscrições abertas para o processo que selecionará 280 alunos que vão ingressar no primeiro ano do ensino médio. As aulas estão previstas para começar em abril. O centro pretende se tornar uma referência de ensino no estado oferecendo meios para que o aluno vivencie na prática o que é aprendido por meio das aulas, daí o termo experimental no nome da escola. Para obter essa prática, a escola contará com oito laboratórios, que servirão de apoio às aulas teóricas: física, química, biologia, matemática, idiomas (inglês, espanhol e francês), robótica, informática e um horto escolar. "A gente espera que essa escola oportunize crescimento no dia a dia do aluno, para que o jovem atue na construção de um plano de vida para ele", declarou a professora Ana Tereza Bogéa Bittencourt Pereira, que está trabalhando na implantação da escola.
Segundo Luís Alfredo Guimarães Caldas Filho, gestor do Programa de Implantação e Desenvolvimento dos Centros Experimentais de Ensino Médio (Procentro), a previsão para que a escola comece a funcionar é em abril, e no princípio apenas um terço da capacidade total, que é de 840 alunos, será aproveitada. Com isso, serão oito salas com 35 alunos cada. Em 2016, quando toda a capacidade da escola estiver completa, serão 24 salas nos três anos do ensino médio.

Programa pedagógico - Quando as pessoas pensam em escola de tempo integral, imaginam um local onde pela manhã os alunos fiquem trancados em salas de aula e à tarde realizam uma atividade extra, tal como um esporte, ou então o contrário. As aulas do Centro Experimental de Ensino Médio Colégio Maranhense Marcelino Champagnat, contudo, foram planejadas buscando uma integralidade no currículo. "Vamos utilizar as ferramentas, para que os alunos exercitem outras áreas. A ideia básica é fazer com que o aluno se envolva com o espírito da escola integral", explicou Alfredo Caldas Filho.
Entre essas ferramentas, por exemplo, estará o laboratório de robótica. Nesse espaço, os alunos vão se utilizar do aprendizado nas aulas de física e matemática para aplicar a problemas da vida real. Haverá também esportes e atividades artísticas, dentro do âmbito das artes cênicas, musicais e plásticas. Já o horto escolar será elaborado em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que já tem um projeto elaborado pela professora-doutora Terezinha Rêgo, principalmente no ramos de plantas medicinais.

Horário - Um aluno do Marcelino Champagnat passará oito horas por dia na escola, das 7h30 às 17h30. Quando chegarem, os estudantes receberão um café da manhã, às 9h30 será disponibilizado um lanche, de 11h30 às 13h é o almoço e às 15h30 o lanche da tarde. Serão quatro refeições diárias para, conforme o gestor do Procentro, garantir que os alunos tenham condições de enfrentar a carga horária, já que muitos estudantes não têm condições de arcar com alimentação fora de casa.
Assim como o Marcelino Champagnat, já estão previstos para serem implantados no decorrer deste ano 13 centros de ensino integral, que funcionarão, além de São Luís, em unidades regionais em todo o estado. Segundo Luís Alfredo, o custo para uma escola desse tipo é bem maior que um colégio normal, principalmente em questão de material humano, já que professores e pessoal administrativo também têm que se adaptar à visão de educação integral.
Para se encontrar os profissionais qualificados, está sendo realizada uma busca dentro da própria rede de ensino estadual. Os profissionais que serão escolhidos irão passar por um treinamento para então poderem começar a trabalhar. Uma forma de se tentar minimizar esses custos são as parcerias que serão propostas tanto a setores públicos quanto privados, a exemplo da que será feita com a UFMA para a realização do horto.
 

Inscrições para seletivo vão se encerrar na quinta-feira


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prorrogou até quinta-feira, dia 20, o prazo para as inscrições no processo seletivo para ingresso de alunos na 1ª série do ensino médio no Centro Experimental de Ensino Médio Colégio Maranhense Marcelino Champagnat, a primeira escola de educação integral da rede pública estadual do Maranhão. O prazo inicial se encerraria hoje. São 280 vagas para o ano letivo de 2014. Podem participar do seletivo alunos com 15 a 17 anos (completos em 2014), que concluíram o ensino fundamental.
Gratuitas, as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo endereço eletrônico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) - www.educacao.ma.gov.br. Para candidatos com dificuldade de acesso à internet, a Seduc coloca à disposição nove pontos de apoio para a realização da inscrição on-line.
A prova para ingresso na escola de educação integral será realizada no dia 30, com início às 13h30, com 4 horas de duração. Serão 40 questões de Língua Portuguesa e Matemática. Os locais de aplicação dos testes serão divulgados a partir do dia 26 de março no www.educacao.ma.gov.br.
O resultado do seletivo será divulgado no dia 7 de abril, no endereço eletrônico da Seduc, e o período de matrículas será de 8 a 11 de abril.

Nenhum comentário: