quinta-feira, 16 de maio de 2013

Geiatech, evento de games, inovação e tecnologia do Instituto Geia será aberto amanhã, no Centro de Convenções

Iniciada montagem da estrutura do Geiatech, que começa amanhã


Cerca de cinco mil pessoas já estão inscritas para participar das palestras, oficinas e competições que fazem parte da programação do evento.
 
Começou ontem a montagem da estrutura que será utilizada durante a primeira edição do Geiatech, evento de games, inovação e tecnologia do Instituto Geia que será aberto amanhã, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Cohafuma, às 14h. Cerca de cinco mil pessoas já estão inscritas para participar das palestras, oficinas e competições que fazem parte da programação do evento, que conta ainda com exposições de games, robótica, automação, softwares e tecnologia da informação abertas ao público.
O objetivo do Geiatech é reunir empresas, expositores, desenvolvedores de games, jovens profissionais, alunos e professores da área de ciências exatas para demonstração e troca de experiências em atividades de interesse comum. Ontem, o Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana começou a ser preparado para receber o evento com o início da montagem de estandes de exposição, dos espaços para palestras, oficinas, sala de jogos eletrônicos, competições de desenvolvimento de games e rodadas de negócios.
De acordo com o presidente do Instituto Geia, Jorge Murad, há algum tempo o instituto era demandado quanto à realização de um evento em São Luís. Por isso, decidiu realizar o Geiatech. “Hoje, os jovens vivem conectados por meio de smartphones, tablets, games e outros dispositivos eletrônicos. Queremos aproveitar essa facilidade e disposição deles com a tecnologia para criarmos oportunidades de negócios e troca de conhecimentos no estado”, afirmou.

Programação - No primeiro dia de evento, amanhã, a programação começa às 14h. Serão 12 palestras, um workshop de desenvolvimento de jogos com game maker, um campeonato de PES (Pro Evolution Soccer) 2013, com jogos de Play Station 3 e Xbox 360, além da competição de desenvolvimento de games em duas categorias: júnior (estudantes do ensino fundamental e médio) e sênior (universitários e profissionais). Ao todo, serão distribuídos R$ 20 mil em prêmios no primeiro dia de competições. Haverá ainda 21 exposições de escolas, instituições de ensino superior e empresas de games, robótica, automação, softwares e tecnologia da informação.
No sábado, dia 18, as atividades começam às 8h e também incluem palestras, oficinas, competições de games e exposições. Nos dois dias de Geiatech, haverá ainda rodadas de negócios, que serão encontros de curta duração entre empresas e profissionais que demandam e ofertam produtos e serviços. Até ontem, quase cinco mil pessoas estavam inscritas para participar das atividades do evento. A maioria dos inscritos são para as palestras.

Palestras - Das 30 palestras que serão realizadas durante o Geiatech, seis já foram fechadas. Entre os diversos setores que estarão em destaque nos dois dias do evento, o de automação é que está atraindo o maior número de participantes. Serão seis palestras para tratar do assunto. Um dos maiores interesses do público na área de automação é com relação ao mercado de trabalho. Entre as oficinas, a de produção musical está atraindo um dos maiores números de participantes.
Dentre os destaques do Geiatech deste ano está o professor Cláudio de Moura e Castro. Autor de mais de 300 artigos científicos e 40 livros, ele proferirá palestra com o tema A história do canivete: digressões sobre inovação e progresso. Ele falará sobre avanços tecnológicos. Outro destaque é o engenheiro Michal Gartenkraut. Diretor de institutos ligados ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) do Governo Federal, ele fará palestra com o tema Lugar de produzir tecnologia é na empresa. Instrutor da oficina de produção musical para games, uma das mais disputadas, Diogo Bazante é professor de Teoria e harmonia do Conservatório Pernambucano de Música.
Para Jorge Murad, o Geiatech é uma atitude pioneira que facilitará a divulgação de projetos ligados à tecnologia, desenvolvidos por especialistas do Maranhão. “Haverá a apresentação de 27 projetos, feitos por estudantes de escolas públicas e particulares do Maranhão e de outros estados do país. Para dar maior notoriedade ao evento, especialistas nacionais e internacionais também vão expor suas ideias nas 32 palestras que estão programadas para acontecer no evento”, disse.

Mais


O Geiatech é uma realização do Instituto Geia, com patrocínio da Alumar, Vale, Oi, Cemar e MPX e apoio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Quarup Games. Todas as informações do evento palestras, oficinas, competições exposições e palestrantes podem ser obtidas no site do Geiatech, no endereço www.geiatech.org.br.

Números


R$ 26 mil em prêmios
37 convidados
32 palestras
27 exposições
4 oficinas
3 competições

Nenhum comentário: