sexta-feira, 5 de abril de 2013

RPM apresenta-se, neste sábado, em São Luís

Foto: Divulgação
 
A banda promete apresentar novos e antigos sucessos no show que ocorrerá na Lagoa da Jansen.
 
Na Mira, com informações da assessoria
 
RPM, uma das bandas mais marcantes do rock brasileiro, apresenta-se neste sábado (6), na Lagoa da Jansen. Formado por Paulo Ricardo, Luiz Schiavon, Paulo P.A. e Fernando Deluqui, o grupo já têm ingressos esgotados para sua nova turnê em todas as cidades que passa.

O espetáculo preparado para ser apresentado na Ilha conta com uma nova cenografia de palco, com LEDs e uma superprodução digna de RPM. O show começa com duas músicas inéditas, para depois empolgar o público. A escolhida para começar os trabalhos é “Muito Tudo”, do último CD “Elektra”. Desse mesmo álbum, o quarteto apresenta, também, a música de trabalho “Dois Olhos Verdes”, “Ela é Demais”, “Crepúsculo” e “Ninfa”.

Os 'clássicos' da banda, também, não vão faltar: “Rádio Pirata”, “Olhar 43”, “Alvorada Voraz” e “Loiras Geladas” e “Vida Real”, música tema desde 2000 do programa BBB, da TV Globo, entre outras. O show conta, também, com um momento acústico, no qual o grupo se aproxima bastante da plateia e faz um pout porri que começa com “Wish You Were Here”, do Pink Floyd e finaliza com “Easy”, do The Commodores.
Novo álbum

Há 23 anos que o RPM não gravava um álbum em estúdio. Há 23 anos que o RPM não soava tão RPM. Por mais que o jogo de palavras pareça proposital para uma abertura sobre o disco Elektra, a afirmação é totalmente verdadeira. Se o RPM criou um estilo dentro do incensado BRock dos anos 1980, com este disco o grupo mostra que criou realmente uma grife.

Em qualquer uma das 12 faixas inéditas e mesmo antes da assinatura de voz de Paulo Ricardo, que não deixa qualquer dúvida, está ali a assinatura de Fernando Deluqui (guitarra), P.A. (bateria) e Luiz Schiavon (teclados e programação). “Penso que a maior influência do RPM é o próprio RPM. Temos marcas próprias, estilo próprio, uma maneira de compor e tocar que são particulares e valorizamos muito isso”, confirma Schiavon.

Da mesma forma pensa o vocalista Paulo Ricardo. “(Elektra) É o conceito de um RPM update, de identificar e desenvolver nosso estilo, nossa marca, uma banda de tecnopop, um rock dançante, eletrônico, com letras instigantes. Uma banda que se orgulha de sua história, mas que olha pra frente”, completa Paulo Ricardo.

O grupo já havia se reunido há 10 anos. Mas em condições específicas, para um projeto ao vivo da MTV. “Aquele foi um projeto com começo, meio e fim. Hoje retomamos a carreira pensando em material totalmente inédito, shows com a banda em sua formação clássica de quarteto, sem participações. Voltamos ao bom e velho rock e a volta é definitiva”, diz o tecladista.

O desenho do retorno começou a se desenhar em 2008, quando foi lançado o box comemorativo de 25 anos de carreira. A Rede Globo resolveu homenageá-los no programa “Por Toda a Minha Vida”, e dali para conversas sérias sobre a volta foi um pulo. “Ficamos muito emocionados com a homenagem e vimos o carinho que as pessoas tem pela banda. E em novembro de 2010 começamos a compor as músicas do novo álbum”, conta Paulo Ricardo.

Em abril do ano passado fizeram alguns shows para esquentar. E finalizaram o ano com 70 apresentações pelo país, mirando nos três dígitos de shows em 2012 e um DVD do registro da turnê para o segundo semestre. A promessa do baixista/vocalista é de “superprodução que demonstra mais uma vez que o RPM não deve nada às bandas lá de fora. Projeções, laser, elevadores, figurino, enfim, um show como os fãs esperam que seja: mega”.
Serviço
Show: RPM
Onde: Lagoa da Jansen
Quando: Dia 6 de abril, às 22h

Os ingressos estão à venda no sitecafufa.com e nas lojas Lacoste (Av. dos Holandeses) e Adji (em todas as lojas dos shoppings)

Nenhum comentário: