domingo, 3 de março de 2013

Recadastramento biométrico começa nesta segunda-feira (4)

Foto: Divulgação
 
O recadastramento biométrico será feito até o dia 19 de dezembro de 2013.
Imirante, com informações do TRE-MA
 
SÃO LUÍS - Nesta segunda-feira (4), iniciará o período de recadastramento biométrico com foco para as eleições de 2014. Acessando o site do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) (www.tre-ma.jus.br) ou ligando para o Disque-Eleitor (0800 098 5000), o eleitor ludovicense pode agendar o dia e horário em que quer fazer seu recadastro biométrico, que vai até o dia 19 de dezembro de 2013.

O eleitor deve comparecer no dia e hora marcados no agendamento (com antecedência de 30 minutos). O não comparecimento no dia e horário marcado acarretará no cancelamento do agendamento, o que implica em marcação de um novo.

O eleitor deve comparecer no local escolhido com a cópia e original de documento de identidade e de comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, correspondência oficial). Os homens nascidos até 31/12/1995 - que irão tirar título pela 1ª vez - são obrigados a apresentar também cópia e original do comprovante de quitação militar.

Se for eleitor de outro município e quiser transferir o título para São Luís, ele deve comprovar que reside na capital há mais de três meses (comprovante de no máximo 1 ano).

Penalidades

Quem não atender ao chamado da Justiça Eleitoral, terá seu título cancelado, o que impede a solicitação de passaporte ou cartão do CPF, bem como inscrever-se em concurso público, renovar a matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino e obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais.

A Constituição Federal prevê que o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos completos e para os menores de 70 anos. Fora dessa faixa etária o voto é facultativo.

Tecnologia

Considerada um método mais seguro e eficiente, a biometria permite a identificação dos eleitores por meio de suas impressões digitais nos pleitos oficiais organizados pela Justiça Eleitoral. Desta forma, torna-se impossível a prática de fraude na identificação do eleitor, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

Além de São Luís (MA), eleitores de Rio Branco (AC), Brasília (DF), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Palmas (TO), Teresina (PI), João Pessoa (PB) e Recife (PE) passarão pelo recadastramento com foco nas eleições de 2014.

Nenhum comentário: