sexta-feira, 8 de março de 2013

Concurso do HUUFMA oferecerá 3.500 vagas em diversas áreas

De acordo com o reitor da UFMA, Natalino Salgado, edital será publicado em março.

Edital do concurso público do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) será publicado em março, garantiu o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho. O hospital oferecerá 3.500 vagas para as áreas médica e administrativa. Este ano, o Webometrics Ranking of World Hospitals classificou o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) entre as melhores organizações de saúde do mundo que se destacam na divulgação da produção científica.
Atualmente, 18 obras estão em execução no HUUFMA. São reformas, ampliações e construções de novas alas que aumentarão a capacidade de atendimento do hospital. “Em 60 dias, será inaugurado um Centro de Referência em Oftalmologia. É um prédio com quatro pavimentos que possibilitará a duplicação do número de transplantes de córnea no hospital”, informou Natalino Salgado Filho.
Com a ampliação dos serviços, a unidade de saúde necessitará de novos profissionais para atender à demanda de pacientes, por isso foi assinado um contrato entre a reitoria da UFMA e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), em parceria na administração dos Hospitais Universitários Federais, no dia 17 de janeiro, que autorizou a realização do concurso público para o ingresso de 3.500 funcionários na unidade hospitalar.

Calendário – A reitoria da universidade já definiu um calendário para a realização do concurso. No próximo mês, será lançado o edital com todas as informações sobre o certame. “Nosso objetivo é que as provas aconteçam até maio para que em julho possamos convocar todos os aprovados”, afirmou Natalino Salgado.
A realização do concurso foi possível por causa da nova forma de gestão dos hospitais universitários que passarão a ser 100% financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Hoje, todos os nossos atendimentos já ocorrem via SUS, então, com a conclusão das obras em execução e convocação dos aprovados, poderemos ampliar nossos serviços em todos os setores”, disse.
De acordo Natalino Salgado, serão oferecidas aproximadamente 400 vagas para o cargo de enfermagem, 500 para médicos, 1.200 para técnicos de enfermagem e 400 para os setores administrativos. As outras vagas serão distribuídas de acordo com as necessidades da direção do HUUFMA e que serão preenchidas por meio de levantamento. “Acreditamos que a concorrência será grande por causa da fase de destaque pelo qual o HUUFMA passa”, comentou.

Ranking internacional - Este ano, o Webometrics Ranking of World Hospitals classificou o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) entre as melhores organizações de saúde do mundo que se destacam em publicações científicas na internet. Entre os 195 hospitais brasileiros selecionados, o HUUFMA ficou em 1º na região Norte/Nordeste e em 9ª posição em relação ao ranking do país. Entre os hospitais da América Latina ele ocupa a 20ª posição.
O ranking internacional avaliou não só a quantidade e qualidade das publicações científicas publicadas, mas também a estrutura organizacional (serviços e formação acadêmica) e a facilidade com que essas informações são acessadas ou encontradas pelo internauta. Investimentos na área de tecnologia foram fundamentais para o destaque da unidade de saúde.
Segundo o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho, a classificação é resultado de mais de uma década de investimentos em áreas como atendimento aos pacientes, capacitação profissional, infraestrutura e melhorias tecnológicas. “Hoje temos 18 obras em andamento, além de termos investido forte no setor de comunicação para aumentar a divulgação das nossas ações”, afirmou.
Natalino Salgado destacou que o HUUFMA foi pioneiro em muitas ações de comunicação no setor público do Maranhão. O hospital foi o primeiro a implantar uma ouvidoria e, em 1998, implantou a sua assessoria de comunicação, que hoje conta com três jornalistas, um profissional de relações públicas, um publicitário, além de ser campo de estágio para graduandos do curso de Comunicação da universidade. “Implantamos recentemente uma rede de fibra ótica que garante internet de alta velocidade, agilizando os processos virtuais do hospital”, informou.

Site do HU teve média de 22 mil acessos por dia


A principal porta de divulgação de suas ações e produção científica é o site que foi reformulado em 2010, tornando-se mais dinâmico, moderno e com uma linguagem mais acessível para facilitar a navegação pelo usuário. De agosto do ano passado há fevereiro deste ano, a página do hospital teve quase 150 mil acessos, média de 22 mil por mês. “O site da UFMA já registrou mais de 1 milhão de acessos e muitos dos internautas que visitam o portal do HUUFMA chegam a ele por meio do site da universidade, cujo 10% dos acessos é feito de outros países”, destacou Natalino Salgado.
Atualmente, a unidade de saúde realiza também videoconferências internacionais, o que facilita o rastreamento do potencial científico da instituição. Hoje, o HUUFMA é o primeiro do país entre os hospitais universitários onde 100% dos atendimentos são feitos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), além de ser o terceiro de toda a rede. “Nós temos um protocolo rigoroso de atualização científica, por isso temos nos destacado nas nossas diversas áreas de atuação”, disse Natalino Salgado.
Outro fator que contribuiu para a classificação do HUUFMA é o processo de informatização pelo qual ele passa, com a implantação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), que criou o cadastro dos perfis de acesso dos serviços assistenciais, no que diz respeito ao registro e internação de pacientes, assim como o projeto para a prescrição médica. Além disso, todos os consultórios possuem atendimento informatizado. São 2.500 computadores agilizando o processo de consulta médica e análise de exames.

Mais


A Webometrics Ranking of World Hospitals é uma ferramenta que tem como objetivo principal o apoio às instituições de saúde, no que se refere às iniciativas de pesquisas e estudos científico-acadêmicos divulgados eletronicamente. Quatro indicadores são utilizados para a classificação das instituições médicas. A abrangência das páginas nos motores de buscas mais populares, a visibilidade dos sites, a variedade dos arquivos disponibilizados e a quantidade de material acadêmico publicado. Em 2011, o HUUFMA também figurou no ranking, ficando em 7º lugar na classificação nacional e em 10º entre os países da América Latina entre as 2 mil instituições de saúde selecionadas, das quais 18 eram brasileiras.

Nenhum comentário: