Tabela I: Indicador de Desempenho Global
de Continuidade: mercado maior que 1 TWh.
Posição no Ranking | DGC | Sigla | Empresa | Região |
1º | 0,44 | CLFSC | COMPANHIA LUZ E FORÇA SANTA CRUZ | SE |
2º | 0,46 | COELCE | COMPANHIA ENERGÉTICA DO CEARÁ | NE |
3º | 0,63 | CEMAR | COMPANHIA ENERGÉTICA DO MARANHÃO | NE |
3º | 0,63 | EPB | ENERGISA PARAÍBA - DISTRIBUIDORA DE ENERGIA | NE |
5º | 0,66 | CPFL- Piratininga | COMPANHIA PIRATININGA DE FORÇA E LUZ | SE |
6º | 0,73 | COSERN | COMPANHIA ENERGÉTICA DO RIO GRANDE DO NORTE | NE |
7º | 0,74 | COPEL-DIS | COPEL DISTRIBUIÇÃO | SU |
8º | 0,75 | CAIUÁ-D | CAIUÁ DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA | SE |
9º | 0,78 | ENERSUL | EMPRESA ENERGÉTICA DE MATO GROSSO DO SUL | CO |
10º | 0,80 | EMG | ENERGISA MINAS GERAIS - DISTRIBUIDORA DE ENERGIA | SE |
11º | 0,81 | CPFL-Paulista | COMPANHIA PAULISTA DE FORÇA E LUZ | SE |
11º | 0,81 | RGE | RIO GRANDE ENERGIA | SU |
13º | 0,82 | ELETROPAULO | ELETROPAULO METROPOLITANA ELETRICIDADE DE SÃO PAULO | SE |
14º | 0,83 | AES-SUL | AES SUL DISTRIBUIDORA GAÚCHA DE ENERGIA | SU |
14º | 0,83 | ESCELSA | ESPÍRITO SANTO CENTRAIS ELÉTRICAS | SE |
16º | 0,84 | CELPE | COMPANHIA ENERGÉTICA DE PERNAMBUCO | NE |
16º | 0,84 | ELEKTRO | ELEKTRO ELETRICIDADE E SERVIÇOS | SE |
18º | 0,85 | BANDEIRANTE | BANDEIRANTE ENERGIA | SE |
19º | 0,88 | COELBA | COMPANHIA DE ELETRICIDADE DO ESTADO DA BAHIA | NE |
20º | 0,92 | CERON (2) | CENTRAIS ELÉTRICAS DE RONDÔNIA | NO |
21º | 0,94 | CELESC-DIS | CELESC DISTRIBUIÇÃO | SU |
21º | 0,94 | CELTINS | COMPANHIA DE ENERGIA ELÉTRICA DO ESTADO DO TOCANTINS | NO |
23º | 0,95 | AmE (2) | AMAZONAS DISTRIBUIDORA DE ENERGIA | NO |
23º | 0,95 | ESE | ENERGISA SERGIPE - DISTRIBUIDORA DE ENERGIA | NE |
25º | 0,98 | AMPLA | AMPLA ENERGIA E SERVIÇOS | SE |
25º | 0,98 | CEMIG-D | CEMIG DISTRIBUIÇÃO | SE |
27º | 1,02 | EEB | EMPRESA ELÉTRICA BRAGANTINA | SE |
28º | 1,06 | CEEE-D | COMPANHIA ESTADUAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA | SU |
29º | 1,07 | CEMAT (2) | CENTRAIS ELÉTRICAS MATOGROSSENSES | CO |
30º | 1,29 | CEPISA (1) | COMPANHIA ENERGÉTICA DO PIAUÍ | NE |
31º | 1,40 | CEAL | COMPANHIA ENERGÉTICA DE ALAGOAS | NE |
32º | 1,53 | LIGHT | LIGHT SERVIÇOS DE ELETRICIDADE | SE |
33º | 1,57 | CEB-DIS | CEB DISTRIBUIÇÃO | CO |
34º | 1,68 | CELG-D | CELG DISTRIBUIÇÃO | CO |
35º | 2,01 | CELPA (2) | CENTRAIS ELÉTRICAS DO PARÁ | NO |
(1) - distribuidoras com processo de coleta e
apurados dos indicadores de continuidade não
certificado. (2) - distribuidoras que suprem cargas localizadas em sistemas elétricos isolados – não conectados ao SIN. |
Qualidade do serviço prestado pela Companhia Energética do
Maranhão aparece em destaque no ranking 2012, que abrange 35 distribuidoras de
grande porte
A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) está entre as três
melhores concessionárias no país em qualidade do serviço prestado, segundo
ranking publicado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), referente a
2012. Em relação a 2011, a empresa maranhense caiu uma posição, era segunda
naquele ano, perdendo apenas para Companhia Energética do Ceará (Coelce).
O ranking da Aneel, do qual a Cemar faz parte, abrange 35
distribuidoras consideradas de grande porte, com o mercado faturado anual de
energia maior que 1 TWh (terawatt hora). O outro grupo é formado por 28
concessionárias consideradas de menor porte, com mercado faturado anual menor ou
igual a 1 TWh.
Em 2012, de acordo com o ranking, as três melhores colocadas no
grupo das 35 distribuidoras de maior porte foram Companhia Luz e Força Santa
Cruz (CPFL Santa Cruz), que presta o serviço em municípios do estado de São
Paulo, seguida da Coelce (CE) e Cemar (MA).
Entre as três piores colocadas, a Companhia Energética de
Brasília (CEB), que presta o serviço no Distrito Federal, ficou em 33º, seguida
da Companhia Energética de Goiás (Celg), em 34º, e as Centrais Elétricas do Pará
(Celpa), em 35º.
Para o presidente da Cemar, Augusto Miranda, esse resultado que
coloca a empresas entre as três melhores do país é fruto de investimentos, do
modelo de gestão implementado e do trabalho dos colaboradores nos últimos oito
anos.
Segundo Augusto Miranda, em oito anos a Cemar conseguiu reduzir
em 43 horas a duração das interrupções de energia elétrica a seus consumidores
em todo o estado, o que equivale a 67%. Já em relação à frequência da falta de
energia, a empresa reduziu em 27 vezes em oito anos, um avanço de 72% em
melhoria dos serviços.
O presidente da Cemar lembrou que em 2012 foi o ano de maior
investimento da empresa, atingindo a cifra de R$ 527 milhões, aplicado em obras
de fortalecimento do sistema elétrico maranhense, abrangendo construção e
ampliação de subestações, novas linhas de transmissão, alimentadores e redes de
distribuição de média e baixa tensão. "Em 2013, vamos continuar investindo para
garantir qualidade nos serviços prestados pela companhia", disse.
Mais
O ranking é elaborado com base no indicador de Desempenho Global
de Continuidade (DGC), formado a partir da comparação dos valores apurados de
Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e Frequência
Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC).
DEC - Duração Equivalente de Interrupção por Unidade
Consumidora: indica o número de horas em média que um consumidor fica sem
energia elétrica durante um período, geralmente o mês ou o ano.
FEC - Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade
Consumidora: indica quantas vezes, em média, houve interrupção na unidade
consumidora (residência, comércio, indústria, etc).
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