Quadro geral do desempenho operacional do setor portuário no período foi, em média, de 4,29 navios atendidos por dia.
O Complexo Portuário de São Luís recebeu 133 navios em janeiro deste ano, um a mais do que o registrado no mesmo período de 2012. Os dados do tráfego marítimo são da empresa de praticagem Pratimar, que monitora diariamente a movimentação de navios na Baía de São Marcos e no sistema portuário.
Até o fim da tarde de ontem, segundo o site da Pratimar, no período em referência, foram atendidos 24 navios no Terminal da Alumar, 47 no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM/Vale) e 62 no Porto do Itaqui.
No quadro geral, o sistema portuário de São Luís apresentou uma taxa de atendimento de 4,29 navios por dia (em média), sendo o índice de estadia (tempo de permanência do navio no atracadouro) de 5,59 horas por navio.
Itaqui - O porto público organizado do Itaqui, com 62 navios atracados no mês de janeiro deste ano, apresentou o maior número de operações no berço 104, com 19 embarcações. O atracadouro é destinado geralmente para carga e descarga de derivados de petróleo, assim como o berço 106, que registrou 10 atracações no período em referência.
No berço 101 do Itaqui, foram atracados em janeiro 13 navios e apenas um no berço 100. No berço 102, foram 12 embarcações, enquanto no berço 103 foram sete cargueiros. No quadro geral, o Itaqui apresentou uma taxa de atendimento de dois navios por dia, com consequente índice de estadia 12 horas por navio, em média.
Privativos - Em Ponta da Madeira, com 47 embarcações atracadas em janeiro deste ano, a taxa de atendimento ficou em 1,51 navio por dia e estadia de 15,82 horas por navio. O atracadouro que apresentou a maior movimentação no período foi o Píer III/Norte, com 15 embarcações.
No terminal, o Píer III/Sul apresentou o segundo maior tráfego de navios, com 14 unidades no período. O Píer I registrou 13 embarcações, enquanto o Píer II (berço 105 do Itaqui) computou cinco cargueiros.
No Terminal da Alumar, com dois atracadouros, a taxa de atendimento ficou (na média) em 0,77 navio por dia e a estadia em 31 horas por navio. No período em referência, foram 13 embarcações atracadas no berço 2 e 11 no berço 1, de acordo com o monitoramento da Pratimar, até o fim da tarde de ontem.
Estrutura - O sistema portuário de São Luís é formado pelo porto público organizado do Itaqui, com seis atracadouros (berços 100, 101, 102, 103, 104 e 106). Há também o berço 105, arrendado à Vale, que o denomina Píer II, mas que desde fins de 2011 passou a realizar operações não exclusivas, ou seja, embarques de cargas de outras empresas. O atracadouro é geralmente utilizado para operações com produtos agrícolas. O sistema portuário é também composto por dois terminais de uso privativo (TUP): Ponta da Madeira, com três atracadouros (Píer I, Píer III/Norte e Píer III/Sul); e o Terminal da Alumar, com dois atracadouros. Há também o Porto Grande, um terminal pesqueiro desativado que atualmente é utilizado para operações com navios de suporte à atividade marítima (offshore).
Números
62 Navios atracaram no Porto do Itaqui em janeiro de 2013.
47 Navios atracaram em Ponta da Madeira em janeiro de 2013.
24 Navios atracaram no Terminal da Alumar em janeiro de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário