terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Mercado de imóveis ainda está em alta em São Luís, diz especialista

Condomínio Farol da Ilha da Cyrella, luxo e conforto em alto padrão
 
São Luís continua vivendo momento favorável para quem quer comprar imóveis.
 
Otimismo e cautela são as palavras que podem definir as expectativas do mercado imobiliário para 2013. Depois de um ano de calmaria no setor, especialistas já apontam os primeiros sinais de promessa de crescimento e boas oportunidades, tanto para os consumidores, quanto para o empresariado.
"Em 2013 é esperado novo fôlego", afirma a empresária Zaíra Freitas. "Andamos com cautela em 2012 para continuar no mesmo ritmo de crescimento. Incorporadoras e construtoras entenderam o recado, e o governo ajuda desonerando o setor, então o otimismo não deve diminuir", diz.
E as boas projeções não são à toa. O déficit habitacional no estado, o crescimento do poder aquisitivo das famílias, o incentivo do governo na área de habitações, a jovialidade da população ludovicense etc.
Na parte de crédito, para 2013, somente a Caixa espera a contratação de R$ 120 bilhões. Já o Banco do Brasil fechou 2012 com a liberação de R$ 11,35 bilhões de empréstimos. Em 2013, o BB pretende dobrar o crédito.
"Mais pessoas têm acesso ao crédito, mais pessoas estão aptas a comprar seu primeiro imóvel, e os agentes financeiros precisam ter capacidade de atender essa demanda. Os juros prometem continuar em baixa, o que estimula ainda mais o setor", afirma Freitas.
O cenário de estabilidade atraiu principalmente a classe média. Segundo um levantamento realizado por Zaíra Freitas, atualmente a classe B figura como o principal grupo de consumidores no mercado dos imóveis. Só em São Luís, em dois anos foram lançadas 3.429 unidades residenciais para esse público.
O "freio" do ano passado ajudou o mercado a manter uma média de preços viável.
 
O condomínio Farol da Ilha (foto) foi projetado para um público exigente e de bom gosto afirma o Consultor Imobiliário, Zeca Maranhão da SME Imobiliária que possui em sua carteira os principais lançamentos imobiliários da Cyrella, Mota Machado dentre outras.

Nenhum comentário: