terça-feira, 3 de julho de 2012

Produção industrial de junho tem o melhor resultado do ano no MA



Pesquisa registra alta pelo terceiro mês consecutivo; indicador chegou aos 61,4 pontos e a expectativa é de crescimento.

A produção industrial maranhense cresceu pelo terceiro mês consecutivo e atingiu o melhor resultado do ano. Segundo a Sondagem Industrial de junho, o indicador chegou aos 61,4 pontos, índice 9,6 pontos maior do que o registrado em maio. A pesquisa foi divulgada ontem, pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).
O resultado registrado para o Maranhão mostra que os industriais locais aumentaram a produção num ritmo mais forte do que o Nordeste e o país. Segundo os dados da Sondagem, a produção industrial do Nordeste cresceu nove pontos, chegando aos 53,8 pontos e o indicador para o Brasil chegou a 51,1 pontos, numa alta de 6,3 pontos.
A pesquisa também mostrou que a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) chegou a 75% da capacidade total, o que indica um crescimento de três pontos percentuais em relação ao mês anterior. Para este resultado, as empresas de médio e grande porte puxaram o indicador para cima, chegando aos 81%, resultado cinco pontos percentuais maior do que em maio. Entre as pequenas empresas o uso da capacidade instalada também cresceu 73%, contra os 70% registrados 30 dias antes.
A queda nos estoques de produtos finais em maio, conforme indicador de 46 pontos, demonstra absorção pelo mercado da produção industrial maranhense. Isso indica a possibilidade de elevações futuras na produção, uma vez que estoques em níveis estáveis e igual ao planejado é o desejado pelos empresários.
Expectativa - A Sondagem Industrial também mostra qual a expectativa do empresário industrial maranhense em relação aos próximos seis meses quanto à demanda do mercado interno e externo (exportações), compra de matéria-prima e contratação de novos empregados.
No caso do Maranhão, a Sondagem Industrial mostrou que o empresário maranhense está otimista quanto ao segundo semestre. Tanto é que a pesquisa mostrou que a continuidade da atividade industrial em níveis satisfatórios é confirmada pelos 71,5 pontos relacionados à demanda aguardada pelas indústrias para os próximos seis meses.
Para os demais indicadores, também foram registradas perspectivas de melhora nas exportações (66,6 pontos), no aumento na compra de matérias-primas (64,3 pontos) e do número de emprego (60,9 pontos).

Nenhum comentário: