quinta-feira, 7 de junho de 2012

Teatro Cidade de São Luís, novo espaço para as artes


Será inaugurado hoje, às 19h, o Teatro da Cidade de São Luís, que funcionará no prédio do antigo Cine Roxy (Rua do Egito).
Carla Melo
Do Alternativo
O prédio nasceu com a forte vocação para ser palco das artes. Localizado no Centro Histórico de São Luís, abrigou o antigo Cine Roxy e agora sediará o Teatro da Cidade de São Luís. O espaço, cuja inauguração acontece hoje às 19h, foi reformado e será administrado pela Fundação Municipal de Cultura (Func). A solenidade de inauguração terá a participação do Quinteto Instrumental da Escola Municipal de São Luís, da atriz Lêda Nascimento e do Coral São João.
A obra de restauração do espaço ficou sob a responsabilidade da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), que se baseou em pesquisas históricas e fotos antigas do prédio construído na década de 1930. A reforma, acompanhada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), manteve as principais características arquitetônicas da construção, a exemplo da inclinação do salão principal, a fachada original, bem como o traçado da planta principal do prédio.
No entanto, alguns espaços foram ampliados a exemplo do palco, que antes tinha aproximadamente 26,51m² e que após a reforma, foi ampliado ficando com 53m². A bilheteria também foi aumentada, as cadeiras que antes eram de madeira foram trocadas por novas e o telhado foi todo refeito. A fim de preservar as características originais da construção, foram tomadas algumas medidas, como, por exemplo, encomendadas réplicas do ladrilho hidráulico original que compõe o assoalho do prédio.
Orçamento - A obra foi executada em um ano com orçamento de R$ 1 milhão e 400 mil. Os recursos foram provenientes do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, um convênio entre a Prefeitura de São Luís e o Governo Federal. “Foi uma obra relativamente barata em comparação com outras realizadas no Centro Histórico de São Luís e que não extrapolou o prazo de realização”, analisa Aquiles Andrade, presidente da Fumph.
Para Andrade, o espaço deve ser visto pela população de São Luís com sentimento de pertencimento. “Trata-se de um equipamento cultural da cidade, sendo assim é necessário que o povo se aproprie deste espaço. Que este teatro ajude a trazer as pessoas de volta ao centro de São Luís”, torce.
Dois dias após a abertura, o Teatro da Cidade de São Luís sediará o Festival Guarnicê de Cinema, cuja abertura será domingo, às 18h30.
Para o presidente da Func, Euclides Moreira Neto, o Teatro representa um espaço a mais para exposições e apresentação de produções locais e nacionais. “Estamos fortalecendo a cultura local e entregando para a população um grande presente, em comemoração aos 400 anos da cidade”, destaca.
Prédio - Construído em 1939, o prédio tem características Art Decó e representou um período em que a cultura cinematográfica era bastante difundida na vida dos ludovicenses. Localizado na esquina da Rua do Egito com o Beco da Sé, o Roxy projetou filmes comerciais até a década de 1970. A partir daí, com a decadência do cinema, a evolução tecnológica e o crescente esvaziamento do centro de São Luís, passou a exibir filmes pornôs até o fim da década passada.
O antigo Cine Roxy foi construído por Moysés Aziz Tajra, arrendatário de algumas salas de espetáculos, no fim dos anos 1930. Naquela época, recebeu a denominação de Cinema das Estrelas. Em junho de 1939, o prédio abriu suas portas para o público com o filme As aventuras de Hobin Hood, que ficou por três meses em cartaz.
A solenidade de abertura do cinema teve a presença do então governador do Estado, Paulo Ramos, do prefeito de São Luís à época, Pedro Neiva de Santana, e com a benção do então arcebispo Dom Carlos Carmelo.

Nenhum comentário: