segunda-feira, 25 de junho de 2012

Governo posterga refinarias para 2017 assim garante mais duas eleições


Fica vermelha cara sem vergonha

Refinarias Premium I e II estão mantidas, mas ainda não têm recursos garantidos como afirmavam antes das eleições.  

Deu no Diário do Nordeste assim:

Refinaria Premium II está mantida, mas ainda não tem recursos garantidos.  

A refinaria Premium II, que será construída no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, foi considerada pela Petrobras um projeto ainda em avaliação, situado na fase 1, e, dessa forma, não tem recursos garantidos para sua continuidade. De acordo com a presidente da companhia, Graça Foster, durante apresentação do Plano de Negócios da empresa para os anos de 2012 a 2016, nesta segunda-feira (25), projetos que se encontram nessa etapa terão de "lutar pelos recursos". "Haverá uma grande concorrência entre os projetos. A Petrobras vai dar prioridade àqueles que trouxerem mais valor agregado para o portifólio da empresa", afirma.
Segundo o diretor de abastecimento e refino da Petrobras, José Carlos Cosenza, a Premium II é considerada em estudo, mas está mantida. "Houve apenas uma recompatibilidade com base em normas internacionais", afirma. Nesse momento, diz, o empreendimento tem recursos alocados para a fase em que se encontra e eventualmente, dependendo dos indicadores internacionais, poderá avançar ou não.
O Plano de Negócios mostra que "nenhuma refinaria será implantada até que tenhamos confiança de atingir menor investimento em bens de capital e retorno adequado (o que a empresa chama de alinhamento às métricas internacionais)".
Para os próximos quatro anos, somente os projetos já em implantação possuem garantidos seus investimentos. No setor de refino, é o caso da usina Abreu e Lima, em Pernambuco. Ainda assim, a refinaria prenambucana foi citada na apresentação como um mau exemplo, por conta de diversos atrasos no cronograma desde 2005, o que acarretou em aumento na necessidade de recursos.
Os adiamentos são também característica da Premium II, que, devido a sucessivos imbróglios, sequer teve as obras iniciadas.
Segundo confirma o plano de investimentos, a refinaria cearense, assim como a do Maranhão (Premium I), não tem previsão de ser finalizada antes de 2017.

                                                                           ***


Mas o Governo Federal quer que a gente entenda assim:


Do Jornal O Estado do Maranhão

Petrobras mantém Refinaria no plano de negócios para 2012-2016

Presidente da estatal diz que as refinarias Premium I, no Maranhão, e Premium II, no Ceará, continuam sendo estratégicas para a empresa.


Durante a apresentação do Plano de Negócios da Petrobras 2012-2016, ontem, a investidores e imprensa, a presidente da companhia, Maria das Graças Silva Foster, afirmou que, embora passem por um processo de reavaliação, as refinarias Premium I, em Bacabeira, no Maranhão, e Premium II, no Ceará, continuam sendo estratégicas para a empresa. Ela afirmou que nenhum dos projetos foi retirado do novo plano de negócios.
Segundo Graça Foster, o que vem sendo feito é uma revisão mais realista para que se tenha o cronograma mais preciso do andamento das obras. Ela ressaltou ainda que as quatro refinarias em construção pela estatal atualmente são importantes para se atender ao crescimento da demanda por derivados. "Nenhum projeto foi retirado. Quando falamos que estamos reavaliando podemos dizer que estamos fazendo um trabalho para determinar objetivamente o cronograma e quanto será preciso para o projeto", destacou.
Segundo o detalhamento feito ontem, as refinarias Premium I e II, além do trem II do Comperj, não serão concluídas antes de 2017. De acordo com a companhia, as três refinarias estão na fase I, de identificação de oportunidade, e, por enquanto, estão com os investimentos em análise. Segundo o plano, "nenhuma nova refinaria será implantada até que tenhamos confiança em atingir menor Capex [investimento em capital] e retorno adequado [alinhamento de métricas internacionais]".
Terraplenagem - Atualmente, a Premium I, em Bacabeira, está em fase de terraplenagem. Os serviços, que estavam parados todo o semestre por causa do período das chuvas, devem ser retomadas a partir de julho, com o retorno de 3 mil trabalhadores ao canteiro de obras. Essa etapa deve ser concluída no fim deste ano e início de 2013.
A Premium I, que está orçada em R$ 40 bilhões, será instalada em uma área de 20 quilômetros quadrados, no município de Bacabeira. O empreendimento é considerado o maior do país e o quinto no mundo, com capacidade para processar 600 mil barris/dia de petróleo. Pelo calendário atual, o primeiro trem está previsto para 2016, e a segunda fase para 2019. Mas, com essa avaliação anunciada pela Petrobras, esse cronograma pode sofrer alteração.
A refinaria vai gerar durante a fase de construção 132 mil empregos diretos, indiretos e por efeito renda. O empreendimento, que já está mudando a economia de Bacabeira e municípios circunvizinhos, vai produzir óleo diesel, coque, querosene de aviação (QAV), nafta petroquímica, gás liquefeito de petróleo (GLP) e bunker.
Mais
A Refinaria Premium I vai refinar um terço de todo o petróleo nacional
Terá capacidade de processar 600 barris/dia de petróleo
A unidade será a maior do gênero na América Latina
112 navios aportarão por mês no Porto do Itaqui, trazendo petróleo e levando materiais que serão produzidos na refinaria




Nenhum comentário: