quarta-feira, 27 de junho de 2012

45 navios na Baía de São Marcos aguardam vaga nos portos de São Luís



A fila de navios na Baía de São Marcos chegou ontem a 45 unidades à espera de vaga nos portos da Ilha. De acordo com sites de monitoramento do tráfego marítimo, este é o maior número de embarcações fundeadas desde o início do mês. Na semana passada, o maior quantitativo registrado de navios na baía era de 36, quando começou a operação padrão dos auditores da Receita Federal.
De acordo com o comando nacional de mobilização do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), a operação padrão está sendo realizada em todo o país (portos e aeroportos) e já se reflete em várias regiões.
No Maranhão, o presidente da delegacia sindical, Luiz Fernando da Conceição Martins, que estava em São Paulo, em uma assembleia geral da categoria, afirmou não acreditar que o crescimento da fila de navios na Baía de São Marcos tenha uma relação direta com a mobilização dos fiscais da Alfândega, pois os despachos aduaneiros estão ocorrendo dentro do cronograma previsto pelos operadores portuários e pelas agências marítimas, que tentam antecipar os trâmites burocráticos enquanto os navios estão fundeados.
"Os reflexos da mobilização dos auditores fiscais, com a operação padrão [fiscalização meticulosa] e o crédito zero [atividades relativas ao fisco], deverão ser sentidos mais na balança comercial do que no movimento dos portos", explicou Luiz Martins.
Em relação ao Complexo Portuário de São Luís (CPSL), que integra o Porto do Itaqui, o Terminal da Alumar e o Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM/Vale), não foram divulgadas informações a respeito do andamento do setor operacional. Lideranças empresariais do setor marítimo também não relataram ter havido alguma alteração significativa no ritmo das operações.
Desempenho - No setor portuário de São Luís, de acordo com o monitoramento do tráfego marítimo, já foram atendidos 117 navios desde o início do mês e, ontem, havia 10 embarcações atracadas, sendo três no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM/Vale), cinco no Porto do Itaqui e dois no Terminal da Alumar. Além disso, havia mais sete embarcações de apoio portuário e marítimo (offshore).

Nenhum comentário: