sexta-feira, 16 de março de 2012

Semana do Teatro fará homenagem a São Luís



Lançada oficialmente na manhã de ontem a VII Semana do Teatro no Maranhão; o evento acontecerá a partir do dia 26 e terá como tema São Luís em Cena. 

Este ano, a Semana do Teatro no Maranhão será em homenagem aos 400 anos de São Luís. Com o tema São Luís em Cena, o evento – que em 2012 terá o investimento de R$ 500 mil, duas vezes mais que a edição passada – acontecerá de 26 deste mês a 1º de abril, reunindo espetáculos maranhenses e de todas as regiões do Brasil, com apresentações gratuitas. Ontem, o Secretário de Estado da Cultura, Luís Bulcão, o diretor do Teatro Arthur Azevedo, Roberto Brandão, e membros da coordenação do evento fizeram a apresentação da Semana para a imprensa.
A VII Semana do Teatro no Maranhão traz algumas novidades. Uma delas será a premiação de cinco espetáculos (com R$ 15 mil cada) que tenham São Luís como foco. Os vencedores do processo seletivo, que já foi realizado, serão divulgados no último dia do evento.
Outra novidade que promete agradar aos amantes das artes cênicas será a participação de grupos teatrais provenientes de todas às regiões do país. “Isto significa um mapeamento do teatro brasileiro, pois pela primeira vez teremos grupos representando o país inteiro, de Norte a Sul”, destacou o diretor do Centro de Artes Cênicas (Cacem), Domingos Tourinho, que integra a coordenação da Semana.
Este ano, comporão o evento 44 espetáculos entre peças, intervenções urbanas e espetáculos de rua. São 25 atrações locais e 19 nacionais provenientes de estados como Pará, Paraíba, Goiás, São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “A Semana do Teatro no Maranhão já se consolidou como um dos maiores eventos de teatro do Brasil e é, sem dúvida, o maior do Maranhão. Este ano, o fato de termos grupos de todas as regiões confirma isso”, diz Roberto Brandão.
Os espetáculos serão apresentados não apenas na formalidade dos palcos teatrais como os dos teatros Arthur Azevedo, Alcione Nazaré e João do Vale. O Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem), a Galeria Russa Ecimuseum e as praças Nauro Machado e João Lisboa, além do Circo Cultural Nelson Brito, também abrigarão a programação.
Os horários também são democráticos, com espetáculos pela manhã, à tarde e à noite. “Para atingir o público estudantil a partir dos 5 anos, teremos apresentações abertas às escolas. Para participar, basta que a instituição de ensino entre em contato com o Teatro Arthur Azevedo para agendar”, diz o integrante da comissão organizadora Josué da Luz. Segundo ele, as edições passadas do evento receberam cerca de 20 mil estudantes.
Este ano, a exemplo dos anos anteriores, serão homenageadas personalidades ligadas ao Teatro. Os agraciados desta edição serão o ator, dramaturgo e diretor Aldo Leite e camareira e ex-funcionária do Arthur Azevedo, Benedita Silva, a dona Bibi.
Abertura – O espetáculo que abrirá a Semana do Teatro no Maranhão, no dia 26, será A Poltrona Escura, de Cacá Carvalho. Na peça, o ator paraense interpreta três contos do dramaturgo Luigi Pirandello (1867-1936), Prêmio Nobel de Literatura em 1934. São eles: Os pés na grama, O carrinho de mão e O sopro.
O espetáculo, com direção de Roberto Bacci, trata do olhar inquietante, divertido, lúcido e cruel do autor italiano sobre a condição humana. A atuação rendeu a Cacá o Prêmio Shell de Melhor ator em 2003. A montagem foi considerada também um dos cinco melhores espetáculos daquele ano pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). O ator fará uma palestra aos maranhenses no dia 27 deste mês, no Ecimuseum.
Também no dia 26, será lançado o livro Bastidores, de Ubiratan Teixeira. A publicação reúne crônicas publicadas, em sua maioria, na sessão Hoje é Dia De, do caderno Alternativo, do jornal O Estado, do qual é colaborador. No dia 29, será lançada a publicação Nostalgia, de Gallo Cerello e Helena Cerântola, no Arthur Azevedo. Além disso, a programação do evento inclui 12 oficinas de capacitação.

Serviço


• O quê
VII Semana do Teatro no Maranhão
• Quando
De 26 deste mês a 1º de abril
• Onde
Em vários espaços da cidade

Nenhum comentário: