quarta-feira, 21 de março de 2012

Porto do Itaqui receberá Píer petroleiro até 2013


A partir de abril, a empresa contratada terá 14 meses para concluir a obra.

O berço 108 aumentará em 40% a movimentação dos derivados de petróleo.

Do G1 MA

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) assinou nesta quarta-feira (21), com a Cejen Engenharia, contrato para a construção do berço 108. O píer integra o programa de ampliação e modernização das instalações portuárias do Itaqui e será responsável pelo aumento de 40% na movimentação de derivados de petróleo, que no ano passado representou metade da carga operada no porto maranhense, o equivalente a sete milhões de toneladas.
De acordo com o presidente da Emap, Luiz Carlos Fossati, o cumprimento do prazo de construção da obra, que é de 14 meses, deverá ser seguido rigorosamente, bem como o atendimento às normas de segurança e meio ambiente. “Essas são algumas das prioridades do Itaqui, que ocupa a 5ª posição nacional na área de gestão ambiental”, destacou.
Nova meta
A construção do novo berço deverá ajudar a Emap a atingir uma das suas metas, que é passar dos atuais 14 milhões de toneladas movimentadas para 30 milhões até 2015. A projeção da empresa, até 2031, é que a movimentação deverá alcançar 150 milhões de toneladas. Com isso, a perspectiva é tornar o Itaqui um porto de classe mundial. Em 20 anos, a quantidade de granéis líquidos movimentadas deverá ultrapassar a marca dos 43 milhões de toneladas/ano.
A partir do dia 11 de abril, a empresa Cejen terá 14 meses para concluir a obra. A empresa é especializada na construção de pontes e portos, a exemplo do Porto São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Os derivados de petróleo no Itaqui estão no topo da lista dos produtos que mais contribuem para arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Maranhão.

Nenhum comentário: