quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ordem de desfile do carnaval carioca de 2012


Para manter o equilíbrio entre as duas noites, as escolas foram divididas em pares. Pelo regulamento, a Renascer de Jacarepaguá, campeã do Grupo de Acesso em 2011, será a primeira a passar pela Sapucaí, no domingo (dia 19 de fevereiro). Já a São Clemente, 9ª colocada no Grupo Especial, abre a noite de segunda.

Por causa do incêndio que destruiu quatro barracões, entre eles o da Portela, da União da Ilha e da Grande Rio, na Cidade do Samba, em fevereiro deste ano, duas escolas de samba serão rebaixadas ao Grupo de Acesso A em 2012 e apenas uma vai subir para o Grupo Especial.

A atual campeã do carnaval do Rio, a Beija-Flor, será a sexta escola a passar pela Avenida no domingo (19), com o enredo "São Luís - O poema encantado do Maranhão", que será desenvolvido por uma comissão de carnaval. A escola de Nilópolis promete falar sobre a história e cultura de São Luís do Maranhão, terra de personalidades como Alcione e Joãozinho Trinta.


Confira a ordem dos desfiles:


Ordem dos desfiles de Carnaval 2012 no Rio de Janeiro

Domingo (19/02/2012) Início 21h
  1. Renascer de Jacarepaguá
  2. Portela
  3. Imperatriz
  4. Mocidade
  5. Porto da Pedra
  6. Beija-flor
  7. Vila Isabel

Segunda (20/02/2012) Início 21h
  1. São Clemente
  2. União da Ilha
  3. Salgueiro
  4. Mangueira
  5. Unidos da Tijuca
  6. Grande Rio

Enredos


Além da Unidos da Tijuca, da Grande Rio e da Beija-Flor, outras oito escolas de samba do Grupo Especial já definiram os seus enredos para o carnaval de 2012. A Portela e a Porto da Pedra ainda não divulgaram os seus enredos.
A Imperatriz vai homenagear o escritor Jorge Amado, com o enredo “Jorge, Amado Jorge”, do carnavalesco Max Lopes. A União da Ilha vai apostar no enredo “De Londres ao Rio: era um vez... uma Ilha...”, desenvolvido pelo carnavalesco Alex de Souza. O Salgueiro vai apresentar “Cordel Branco e Encarnado”. Com o título “Por ti, Portinari, rompendo a tela, a realidade”, a Mocidade vai fazer uma homenagem ao pintor Candido Portinari.
A Mangueira homenageará o cinquentenário do Cacique de Ramos com o enredo: "Vou festejar, Sou Cacique, Sou Mangueira", de autoria do carnavalesco Cid Carvalho. Já a Renascer de Jacarepaguá vai contar o enredo “O artista da alegria dá o tom na folia". A Vila Isabel vai falar sobre a Angola. Por fim, a São Clemente aposta no enredo “Uma aventura musical na Sapucaí”.

Nenhum comentário: