Duplicação da BR-135 será iniciada em julho
Anderson Corrêa
Da equipe de O Estado
Da equipe de O Estado

As obras do novo projeto de duplicação da BR-135, única rodovia
de acesso a São Luís, devem ser iniciadas no mês de julho, quando chega ao fim o
período de chuvas na região. O anúncio foi feito ontem pelo deputado federal
Chiquinho Escórcio (PMDB), que tem cobrado do Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (DNIT) o início de realização das obras.
Segundo o parlamentar, o projeto técnico, com planilha de
valores e prazo de execução, será apresentado à governadora Roseana Sarney e
para as bancadas estadual e federal do Maranhão pelo diretor-geral do DNIT,
Jorge Ernesto Fraxe, durante sua estada na capital nas próximas semanas.
Recursos federais já estão garantidos para o trabalho de duplicação da
rodovia.
“Na última reunião em que estive com Fraxe, em janeiro, ele
garantiu que o projeto estaria pronto até meados de fevereiro, para que, em
seguida, fosse aberto o processo licitatório e, logo que concluído, a obra fosse
executada”, relatou o deputado.
A duplicação da BR-135 será realizada em três etapas. A primeira
compreende o trecho entre a Estiva e a cidade de Bacabeira, com 28 quilômetros
de extensão; a segunda se estende até o Entrocamento, e por último o perímetro
até ao município de Miranda. De acordo com o parlamentar, assim que for licitada
a primeira etapa, não haverá maiores empecilhos para a continuidade de outros
trechos.
Escórcio disse ainda que o projeto inicial passou por
reformulações com a perspectiva de trazer ares mais modernos à rodovia e que foi
necessário, durante o estudo topográfico, fazer 92 furos para verificar a
viabilidade da obra, já que a estrada foi construída em um solo mole. “O plano
também prevê o redimensionamento estrutural da rodovia, que inclui o afastamento
da ferrovia que corre paralelamente à estrada”, completou.
Desapropriação – Por causa do projeto de ampliação, casas
instaladas próximas ao leito da rodovia, especialmente as que se encontram na
altura do Campo de Perizes, deverão ser desapropriadas e retiradas e seus
proprietários indenizados. Jorge Fraxe pretende propor um convênio com a
governadora para que isso ocorra. “ O DNIT quer que o Governo do Estado seja
responsável por fazer essas desapropriações. Já tive uma conversa prévia com a
governadora sobre esse entendimento”, adiantou o parlamentar.
Para Escórcio, os benefícios da obra para a sociedade serão
inúmeros. “Sabemos que esse primeiro trecho da BR-135 tem um acúmulo muito
grande de veículos. Portanto, queremos acabar com os congestionamentos e com a
falta de segurança na estrada. Por isso, não estamos dando tréguas ao DNIT
quanto ao cumprimento do estabelecido no projeto”, afirmou Chiquinho
Escórcio.
Mais
A BR-135, considerada uma das mais perigosas do Maranhão,
registra constantes acidentes de veículos com mortes, especialmente no Campo de
Perizes.
Segundo levantamento do DNIT, circulam diariamente pelo Campo
aproximadamente 17 mil veículos. Próximo ao trecho da rodovia, que não tem
acostamento, há duas ferrovias (Carajás e CFN), e ao lado torres de alta-tensão
da Eletronorte e a adutora do Sistema Italuís.
Números
28 quilômetros é a extensão do trecho da BR-135 que compreende a
Estiva e a cidade de Bacabeira.
17 mil veículos trafegam diariamente pelo Campo de Perizes,
considerado trecho mais perigoso da BR-135
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