SÃO PAULO - Um grande navio cargueiro da Vale está a caminho das Filipinas e deve atracar no começo de fevereiro na baía de Subic, de acordo com agência de notícia Reuters e repercutida em sites especializados no setor marítimo. A mineradora, oficialmente, não se pronunciou a respeito dessa informação.
O cargueiro seria o Vale Brasil, da classe Valemax, com 400 mil toneladas de porte bruto (TPB) e 390 mil toneladas de capacidade de carga.
O Vale Brasil atracou no Terminal Portuário Ponta da Madeira no início deste mês e, segundo fontes do setor, partiu totalmente carregado. De acordo com o noticiário, a embarcação deve chegar a Subic no dia 11 de fevereiro.
Anteriormente a esta operação, um supercargueiro, o Berge Everest, com 388 mil TPB, chegou ao porto chinês de Dalian em 28 de dezembro, após meses de atraso para a embarcação receber permissão para atracar na China, o maior mercado da Vale.
O Vale Brasil deveria ter sido o primeiro dos grandes navios da Vale a chegar à Ásia, em maio do ano passado, mas teve seu destino alterado para a Itália depois que o governo chinês não deu permissão para que o navio atracasse em Dalian.
Cenário - Em junho de 2011, depois de redirecionar o Vale Brasil para o Porto de Taranto, na Itália, em sua viagem inaugural que tinha como destino o mercado chinês, a Vale informou que o desvio foi uma movimentação simbólica, para mostrar aos clientes da empresa na Europa e no mundo inteiro que os navios Valemax, os maiores do mundo em sua categoria, com 362 m de comprimento e 400 mil toneladas de porte bruto (TPB), não foram construídos somente para transportar minério para a China, mas que possuem grande flexibilidade.
Em setembro de 2011, foi divulgado que o Vale Brasil realizaria um carregamento inaugural do novo terminal portuário da mineradora em Sohar, localizado no norte do sultanato de Omã, no litoral nordeste da África. Segundo o noticiário do setor portuário, o terminal tem 1,4 km de comprimento, será capaz de operar, inicialmente, de seis milhões a oito milhões de toneladas de carga por ano, e estará à capacidade plena de operação até o fim deste ano.

Nenhum comentário:
Postar um comentário