segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Pré-Carnaval agita fim de semana de São Luís




O fim de semana foi de muita folia em diversos pontos de São Luís. O pré-Carnaval agitou a cidade e levou para as ruas muitos foliões, que se divertiram durante as noites de sábado e domingo. No Centro Histórico e no bairro Madre Deus, principais pontos de concentração da cultura popular maranhense, o clima de festividade trazido pelo período momesco era evidente.
A largada para o pré-Carnaval teve início às 17h30 de sábado, com a concentração do Bloco Bicicleta do Samba, na Praça Pedro II, em frente à Igreja da Sé. Em seguida, o grupo saiu pelas principais ruas do Centro Histórico em direção ao Bar do Porto, na Praia Grande, cantarolando sambas e marchas que marcaram os velhos carnavais, ao mesmo tempo em que atraía a atenção de uma grande quantidade de pessoas.
Para este ano, o carro-chefe do bloco é a marchinha "Tetequinha", uma singela homenagem a várias personagens famosas que têm o nome de Teresa, como Teresinha Jansen, Teresa Batista Cansada de Guerra, do Romance de Jorge Amado, Madre Teresa de Calcutá, a fitoterapeuta Teresinha Rêgo, entre outras.
Na noite de sábado, também foi a vez do tradicional Bloco da Imprensa dar seu primeiro grito de Carnaval. O grupo, que já existe há 21 anos, é voltado principalmente para os profissionais da comunicação, que muitas vezes não têm tempo de aproveitar o Carnaval por causa do grande volume de trabalho que existe nas redações.
O bloco concentrou-se no Bar do Porto, na Praia Grande. Com o slogan "A gente ganha pouco, mas se diverte", a direção do grupo decidiu, em cada fim de semana, homenagear um segmento diferente dos profissionais da Comunicação. Dessa forma, na noite de sábado, quando aconteceu a primeira concentração do cordão carnavalesco, receberam comendas todos os sonoplastas e operadores de áudio que atuam nas rádios AM e FM da cidade.
Na opinião do radialista José Santos, além de ser um momento de alegria e descontração, o bloco contribuiu diretamente para a integração dos profissionais que trabalham com a comunicação de massa na cidade. "O bom do bloco é isso. Além da gente se divertir, nós aproveitamos para conhecer nossos colegas de profissão", pontuou.
Madre Deus - No domingo, o bairro Madre Deus foi o centro das atenções do pré-Carnaval em São Luís. Em vários pontos a folia foi comandada por blocos tradicionais e organizados que arrastaram foliões no ritmo do Carnaval. A localidade já é conhecida em conservar ao longo dos anos um dos maiores e melhores carnavais de rua da cidade.
Pelo local mais de 20 atrações se apresentaram divididas pelo Largo do Caroçudo, Ponto de Fuga e a Praça da Saudade. A folia teve início às 16h com os tambores de crioula de Leonardo e de Nilza. Às 17h foi a vez da apresentação dos blocos Canto Kente (organizado), Príncipe Roma (tradicional), Ritmistas Unidos da Madre Deus (alternativo), Os Indomáveis (tradicional), Os Gorjeadores (organizado), Omnirá (afro), Turma das Peruas (alternativo) e Pierrot (tradicional).

Nenhum comentário: