sábado, 3 de dezembro de 2011

Rebocadores Caue, Alegria, Fazendão e Praia Mole são os mais modernos no país


Consórcio de Rebocadores batiza quatro embarcações em São Luís



Uma cerimônia considerada das mais importantes deste ano na área portuária do Maranhão aconteceu nesta semana, no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), em São Luís. O Consórcio de Rebocadores da Baía de São Marcos batizou quatro embarcações, denominadas Caue, Alegria, Fazendão e Praia Mole, que se incorporaram a uma frota de nove, que inclui ainda os rebocadores Engenheiro Mascarenhas, São Luís, Saturno, Corona e Sossego.
Para o gerente administrativo financeiro do consórcio, Paulo Nicolau, o momento que o Maranhão atravessa em termos de atividades portuárias é ímpar e a sua empresa está se antecipando na medida em que investe centenas de milhões de dólares para modernização da frota de rebocadores, de acordo com o sítio eletrônico PortosMA.
"O que estamos assistindo hoje aqui é o resultado de um planejamento arrojado que visa dar suporte as atividades macro da Vale em termos de carregamento de minério com a entrada em operação do Píer IV e dos supergraneleiros de 400 mil toneladas. Caso do Vale Brasil e do Vale Rio de Janeiro, ambos já em operação e atendidos, em Ponta da Madeira, dentro dos mais rígidos padrões de eficiência que a mineradora e o Consórcio pautam suas atividades", declarou Paulo Nicolau.
Para o empresário Luis Carlos Cantanhede, presente ao evento e um dos pioneiros no segmento de rebocadores na Ilha, basta olhar alguns anos no passado para entender a dimensão real do que significa o batismo dos quatro rebocadores. "Antes, os rebocadores eram em número bem reduzido e de capacidade mínima de força. Bem diferente destes superpotentes hoje em operação no sistema portuário de São Luís. Graças a essa visão empreendedora, o Maranhão é o estado da federação onde se opera com os maiores e mais potentes rebocadores do país", afirmou Cantanhede.
O Consórcio de Rebocadores da Baía de São Marcos é uma empresa nascida da união de dois grupos econômicos brasileiros, Vale e Wilson Sons.

Mais


As madrinhas dos rebocadores são: Eulália das Neves Ferreira (Alegria), Kátia Suely dos Santos (Caue), Sandra Pinheiro de Brito (Fazendão) e Ana Cristina Rodrigues de Almeida Mendes (Praia Mole). Para dar a bênção às novas embarcações rebocadoras, foi convidado o padre Claudio Corrêa.

Nenhum comentário: