quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Governo entrega o novo prédio da Feme e o Centro de Medicina Especializada




Governo entrega o novo prédio da Feme e o Centro de Medicina Especializada

Ronaldo Rocha
Da equipe de O Estado

A governadora Roseana Sarney e o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, inauguraram ontem mais duas obras do Programa Saúde é Vida, em São Luís: o novo prédio da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Feme), situado na Praia Grande, e o Centro de Medicina Especializada (Cemesp), referência estadual em hipertensão e diabetes, que já estão em funcionamento. Ambos seguem o padrão de qualidade das demais unidades de saúde já entregues à população pelo governo estadual na capital e no interior do Maranhão, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais de referências de alta complexidade, além de centros cirúrgicos. Hoje, Roseana Sarney e Ricardo Murad inauguram um hospital na cidade de Morros.
A nova Feme, que dispõe de maior conforto, equipamentos de última geração e dimensões físicas mais amplas, tem como um dos grandes benefícios à população a sua localização, situada em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande.
O prédio tem dois pavimentos e conta com subdivisões para atendimento ao público, tais como os espaços para medicamentos diversos, cadastro, medicamentos sujeitos a controle especial, polo de aplicação, dispensação administrativa, medicamentos do grupo A1, recepção ampla, administração e banheiros. O ambiente é todo climatizado e tem sistema de senhas eletrônicas, televisores e assentos confortáveis. “A inauguração da Feme é um marco de como a saúde mudou no estado. Mostra o desejo do governo em transformar a área da saúde, incluindo os 72 hospitais, as UPAs, todos os ambulatórios e o Centro de Medicina Especializada do estado, no melhor padrão da medicina brasileira. Não há programa igual em todo o país”, afirmou Ricardo Murad.
De acordo com o secretário, além de investimentos em prevenção e tratamento, o Governo do Estado garante qualidade de vida àqueles que sofrem de doenças raras, crônicas ou que necessitem de tratamento especial. “Aqui a gente demonstra todo nosso carinho, nossa preocupação com a saúde das pessoas, num local onde são dispensados medicamentos de alto custo para pessoas com doenças graves. O nosso grande compromisso é ofertar atendimento a toda população do estado, mesmo que ela possa pagar ou não, pois o governo entende que o serviço de saúde deve ser gratuito e com excelência”, completou.
A governadora Roseana Sarney falou da satisfação em entregar mais uma obra para a população. Ela disse que o Programa Saúde é Vida não vai parar e garantiu o funcionamento ininterrupto de todas as unidades inauguradas. “Eu tenho certeza de que só ao entrar aqui as pessoas se sentirão melhor, mais respeitadas, com dignidade. Nosso objetivo maior é dar uma saúde de qualidade para o povo do Maranhão, com medicamentos disponíveis, hospitais estruturados e com médicos de plantão 24 horas por dia e 365 dias no ano”, acrescentou.
Com novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, o novo prédio da Feme tem capacidade para aumentar em 20% o atendimento que hoje é oferecido à população. Ao todo, cerca de 80 mil pessoas já foram cadastradas para receber medicamentos e uma média de 25 mil são atendidas. Somente nos primeiros quatro meses deste ano, 46 mil pessoas foram assistidos e em 2010 171.586 pacientes tiveram acesso a 236 tipos de medicamentos especializados.
“A nova sede disponibilizou para os usuários e colaboradores um maio conforto, com possibilidade de expansão dos serviços. E o que temos muito a comemorar com a nova unidade, foi a incorporação da unidade gestora, que passa a funcionar no prédio”, afirmou a diretora da Feme, Ilanajara Guimarães d’Eça.
Cemesp – Após a inauguração da nova Feme, a governadora Roseana Sarney e o secretário de Saúde, Ricardo Murad, entregaram à população o Centro de Medicina Especializada (Cemesp), no Bairro de Fátima, referência estadual em atenção secundária para os pacientes acometidos por complicações decorrentes de diabetes e hipertensão. Com equipamentos de última geração e instalações que atendem às exigências do Ministério da Saúde, a unidade está preparada para atender mais 14 mil pessoas do estado. “Havia a necessidade de se instalar na rede estadual de saúde um centro com essa especialidade, pois há muitas pessoas com esses tipos de problemas no Maranhão. O atendimento será de qualidade, direcionado e com médicos e laboratórios especializados”, enfatizou Roseana Sarney.
De acordo com Ricardo Murad, a unidade foi construída em padrão equivalente aos demais hospitais e UPAs já inaugurados pelo Governo do Estado. “A partir de agora, a população do Maranhão tem um grande centro de especialidades a favor dela”, disse.
A Cemesp dispõe de equipe profissional especializada para fazer avaliações cardiológicas, neurológicas e vascular-periféricas. Além do suporte em outras áreas, como oftalmologia, nutrição, pneumologia, gastroenterologia, nefrologia, reumatologia e odontologia.
A hipertensão e diabetes são doenças causadoras de grande parte dos infartos do miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (AVC), insuficiência renal, entre outros.

Nenhum comentário: