Wilson Lima
Da equipe de O Estado
Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) revelam que hoje em São Luís um a cada três veículos tem até dois anos de uso. Da frota de 265,9 mil automóveis em circulação pelas ruas da capital maranhense, 88,2 mil foram fabricados nos anos de 2009, 2010 ou 2011, ou seja, 33% da frota de São Luís é de veículos considerados novos.
Os veículos fabricados neste ano somam 16,2 mil, ou 6% de toda a frota de automóveis da capital. A frota do ano passado é a que detém a maior participação, por idade, no número total de veículos em circulação hoje em São Luís. Dos 265 mil carros, 14,72% ou 39 mil foram fabricados no ano passado. Já os automóveis fabricados em 2009 representam 12% da frota de veículos em São Luís.
O gerente de uma concessionária de veículos da capital, David Duailibe, afirmou que o grande número de automóveis novos em circulação em São Luís pode ser explicado pela melhoria dos indicadores sociais da capital maranhense. "Em todo o Nordeste, houve uma natural elevação da renda e um maior potencial de consumo. São Luís é um mercado com grande potencial justamente por isso. Existe também outra explicação para esse grande número de carros novos, que são os problemas com o transporte público. Em cidades como São Paulo, há um investimento maior em transporte público. Aqui não, e as pessoas adotam o transporte individual em detrimento do coletivo", disse Duailibe.
O autônomo Márcio Santos, de 29 anos, é um exemplo da análise feita por Duailibe. Há três anos, ele tinha o sonho de comprar um carro, mas somente neste ano, com a melhora no orçamento, teve condições de realizá-lo. "Pesquisava sempre, mas nunca tive oportunidade. Como minha renda aumentou de forma que coubesse uma prestação, pensei que não poderia adiar mais", contou.
David Duailibe também pontuou outros fatores para esse alto índice de renovação da frota. "As pessoas querem gastar pouco com manutenção de veículos. Tanto que São Luís é a cidade nordestina com maior índice de venda de garantia estendida. As pessoas optam por esse serviço para não ter problemas para manter seu carro", frisou.
Cinco anos - Os números do Detran também mostram que hoje mais da metade da frota de veículos de São Luís tem até cinco anos de uso. Dos 265,9 mil automóveis que trafegam pelas ruas, 145,1 mil foram fabricados até o ano de 2007, um índice de 54,6% ou um a cada dois veículos.
Os dados divulgados pelo órgão estadual de trânsito mostram uma gradativa diminuição do número de veículos em circulação, quando eles são fabricados antes de 2007. Se os veículos fabricados em 2007 chegam a uma frota de 24 mil unidades, os fabricados em 2006 compõem um universo de 17 mil veículos, e 2005, de 13 mil veículos. Em São Luis, existem hoje, registrados no Detran, 31,7 mil veículos circulando em São Luís que foram fabricados nos anos 1990; 15,3 mil fabricados na década de 1980 e 4,5 mil fabricados na década de 1970.
Nenhum comentário:
Postar um comentário