quarta-feira, 13 de julho de 2011

Maranhão fará 1º plantio de açaí em terra firme no mês de agosto


Maranhão fará 1º plantio de açaí em terra firme no mês de agosto


Arari - O primeiro plantio de açaí em terra firme no Maranhão da variedade BRS Pará será apresentado durante o Dia de Campo da Embrapa Amazônia Legal, que acontecerá no dia 20 de agosto, na Fazenda Alana, município de Arari.
O proprietário da fazenda, Trajano Brandão, esteve na segunda-feira (11) com o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, solicitando apoio e convidando para participar do evento.
Na Fazenda Alana, foi destinada uma área de 40 hectares para a Unidade Demonstrativa, que utiliza a irrigação com sistema de microaspersão, no período em que a área está seca.
“Dos 40 hectares, cinco já estão em início de produção, mas ainda não estamos comercializando porque isso só deve acontecer daqui uns 2 ou 3 anos, quando haverá produção suficiente para abastecer parte do mercado consumidor”, explicou Trajano Brandão.
Também participaram da reunião o secretário adjunto da Sagrima, Raimundo Coelho de Sousa, e o superintendente de Políticas de Desenvolvimento Rural da Sagrima, Antônio Jorge Dino. O açaí é uma palmeira nativa da Amazônia e nasce em áreas inundadas, como igarapés.
Economia - O secretário Cláudio Azevedo ressaltou que a produção de açaí movimenta a economia da Baixada Maranhense. “O açaí é uma das principais produções naquela região e a Sagrima dará todo o apoio necessário, pois a demanda do mercado consumidor é cada vez maior”, ressaltou ele.
“Com a implantação do Projeto Diques da Baixada, que vai permitir maior disponibilidade hídrica, além da criação do peixe, do plantio de arroz, o açaí pode ser mais uma fonte de renda para os agricultores”, completou o secretário.
O aumento da produção de açaí atenderá ao crescente consumo dessa fruta, que é uma palmeira nativa da Amazônia. “Um dos maiores produtores, que é o estado do Pará, não está atendendo somente à demanda interna, mas também exporta a fruta para outros países”, informou Trajano Brandão.
O cultivo de açaí de terra firme desenvolvido pela Embrapa Amazônia Oriental é indicado para todos os estados da Amazônia e suas principais características são a alta produtividade, a precocidade na produção de frutos, o bom rendimento de polpa e a primeira frutificação em baixa altura.
Programação - Durante a programação do Dia de Campo, serão mostrados os aspectos positivos da variedade BRS Pará e seu sistema de produção. O açaí começa a produzir aos três anos de idade; atinge uma produção de 10 toneladas por hectare aos 8 anos, tem um rendimento de polpa entre 15% e 25%, lançando seus primeiros cachos a uma altura média de 1,12 m do nível do solo, facilitando o processo de colheita dos frutos.
Os seguintes temas serão abordados no Dia de Campo: sementes, preparação das mudas, época de plantio, desenvolvimento da cultura, produção, espaçamentos e consorciações, irrigação, produção irrigada, adubação, tratos culturais, beneficiamento, mercado, custos de produção e implantação.

Nenhum comentário: